Hatch médio da Peugeot é igual ao vendido na Europa, o novo propulsor 1.6L flex não tem o sistema de partida a frio, o qual foi substituído pelo Flex Start
Por: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
O novo hatch médio 308 da Peugeot foi mostrado para a imprensa especializada em Ouro Preto (MG), dia 15 de fevereiro.
No design segue as linhas adotadas no 3008, a frente é marcada pelos grandes faróis e a grande grade frontal. Na lateral, vincos que cortam o carro das lanternas traseiras até o para-lamas dianteiro e uma grande área envidraçada.
Na traseira, o vidro côncavo contrasta com a tampa do porta-malas, ao centro o Leão símbolo da marca e as lanternas invadem as laterais.
Tem comprimento de 4.276 mm, largura de 1.815 mm e distancia entre os eixos de 2.608 mm. A capacidade volumétrica do porta-malas é de 430 litros.
Além das alterações feitas na carroceria e interior, o modelo recebeu o novo propulsor EC5 1.6L 16 válvulas Flex Start. Este é o primeiro flex produzido em série sem o tanquinho de gasolina para a partida a frio.
O sistema foi desenvolvido pela, Bosch, ela projetou uma nova galeria de combustível com elementos de aquecimento integrados (lanças aquecedoras), uma unidade de controle de aquecimento e o software de controle do sistema. Isso garante que a temperatura do combustível atinja valores ideais para uma partida segura mesmo em baixas condições climáticas. Ao mesmo tempo, oferece um controle preciso da temperatura do combustível em todas as condições de operação do motor.
Este 1.6L 16V entrega 122 cv de potência a 5.800 rpm (E)/ 115 cv a 6.000 rpm (G) e torque máximo de 16,4 kgfm (E)/ 15,5 kgfm (G) a 4.000 rpm.
O 308 não compartilha peças como discos de freios, pastilhas, molas, amortecedores, com o modelo anterior o 307.
E a Peugeot oferece 3 anos de garantia e revisões com preços fixos o custo de R$ 234,00 é cobrado na a primeira revisão (10 mil quilômetros ou um ano). Já a de 30 mil quilômetros, ou três anos, custa R$ 799,00.
Na opção de entrada, Active 1.6 o preço sugerido para venda é de R$ 53.990. A intermediaria Allure sai por R$ 56.990.
O Peugeot 308 também é oferecido com a motorização 2.0 Flex 16V. Sua potência máxima é de 151 cv a 6.000 rpm (E)/ 143 cv a 6.250 rpm (G) e um torque máximo de 22 kgfm (E)/ 20 kgfm (G) / a 4.000 rpm.
São duas as opções de câmbio, manual de cinco marchas e automático sequencial AT8 de quatro marchas. Seu preço sugerido na opção Allure é de R$ 59.990 (manual)/ R$ 63.990(automático) e a versão topo de linha Feline é comercializada só com câmbio automático ao preço de R$ 70.990.
As concessionárias da marca estão comercializando o novo hatch da Peugeot como pré-lançamento e vantagens para o consumidor. Em qualquer das versões compradas até o dia 7 de março as três primeiras revisões serão gratuitas. Na Allure 2.0 o comprador também ganha o teto panorâmico. E na versão Feline recebe o sistema de navegação, a garantia é de 3 anos. A expectativa da Peugeot é de vender 12.000 veículos por mês.