Linha 2013 do compacto Premium da Fiat chega com novo visual, interior renovado e o modelo de entrada recebeu propulsor Fire EVO
Por: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
Em São Paulo, a Fiat Automóveis mostrou dia 21 de julho o Novo Punto.No mercado brasileiro desde 2007, o carro recebeu alterações estéticas e de conteúdo.
A dianteira ganho uma nova grade, os pára-choques foram redesenhados, e ainda recebeu novos faróis e lanternas com LED.
Os designers também mudaram o interior com elementos mais arredondados e acabamento de material aprimorado.
A nova linha do Fiat Punto recebeu sistema de segurança ESS (sinalizador de frenagem de emergência), iluminação de luzes de posição na lanterna por LEDs, Blue&me com eco-Drive, o novo câmbio Dualogic Plus (o qual permite mudanças de marchas por borboletas posicionadas no volante) e o HSD (High Safety Drive), de série em todas as versões.
Na opção topo de linha, T-Jet com propulsor 1.4 16V Turbo, tem 152 cv de potência máxima e 21,1 kgfm de torque, disponíveis a partir dos 2.250 rpm e mantendo-se até 4.500 rpm, nele os engenheiros acrescentaram um equipamento que oferece ao motorista escolher o modo de condução. Trata-se do Seletor DNA (Dinâmico, Normal e Autonomia), o preço sugerido de venda para este modelo é de R$ 55.740.
A opção de entrada, Attractive, agora é equipado com propulsor Fire EVO 1.4L. Ele entrega potência de 85 cv (G)/ 88 cv (E) a 5.750 rpm. O torque máximo de 12,4 kgfm (G)/ 12,5 kgfm (E) está disponível a 3.500 rpm. Neste caso, o preço sugerido para venda é de R$ 38.570.
Com acabamento Essence o motor é o 1.6L16V E.torQ, sua potência é de 115 cv (G)/ 117 cv (E) e torque máximo de 16,2 kgfm (G)/ 16,8 kgfm (E) a 4.500 rpm, ele custa R$ 41.750 (câmbio manual) e R$ 44.140 ( câmbio Dualogic).
Já o Sporting 1.8 16V E.torQ desenvolve 130 cv de potência máxima rodando com gasolina, e 132 cv, com etanol. O torque máximo de 18,4 kgfm (G)/18,9 kgfm (E), 4.500 rpm atinge-se a máxima potência e torque , ele sai por R$ 46.400 (transmissão manual) e R$ 48.770 (Dualogic).
Apesar das modificações, a arquitetura do veículo não foi alterada, por isso as peças de reposição continuam as mesmas utilizadas no Punto comercializado anteriormente. A exceção fica por conta das molas e amortecedores que ganharam nova carga, e no modelo com propulsor Fire EVO, o coxim do motor passou a ser hidráulico.