VW traz da Alemanha a nova geração do SUV bem mais equipado e com novo visual, apesar do aumento do IPI para veículos importados, manteve seu preço competitivo
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
Em Belo Horizonte (MG), a VW reuniu a imprensa especializada brasileira, dia 30 de setembro, para mostrar o Novo Tiguan.
O carro agora ostenta a nova identidade global da marca, além da nova aparência, foram incorporadas soluções de segurança e conforto para os ocupantes.
O conjunto ótico ganhou LEDS para iluminação diurna, os faróis auxiliares também atuam como luzes direcionais, acionadas em curvas fechadas, em baixa velocidade. O computador de bordo recebeu nova grafia também foi incorporado o detector de fadiga.
Ele analisa a forma como o motorista dirige e compara com os 15 primeiros minutos de direção. Caso detecte um desvio no comportamento ao volante, o equipamento emite um alerta, sugerindo ao condutor uma parada para descansar e tomar um café. A VW oferece para seu SUV o sistema Park Assist II, que faz o carro estacionar sozinho em vagas paralelas e diagonais.
O carro traz seis air bags (dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina). O air bag do passageiro da frente pode ser desativado. Sistema de freios ABS e controles eletrônicos de estabilidade e de tração contribuem para reduzir a possibilidade de acidentes. Para aumentar a segurança no transporte de crianças, o Novo Tiguan tem sistema ISOFIX para acomodação de cadeirinhas no banco traseiro.
Os bancos usam revestimento especial em tecido, com uma faixa central de couro Alcantara, estilo Milan, em preto, cinza ou bege.
O utilitário esportivo importado da Alemanha é equipado com um propulsor 2.0 TSI, turbo alimentado e com injeção direta de gasolina na câmara de combustão. Sua potência é de 200 cv a 5.100 rpm e 28,5 kgfm de torque a 1.800 rpm. Usa câmbio automático de seis marchas e comando Tiptronic, segundo divulgado pela VW, este conjunto faz o SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e permite uma velocidade máxima de 207 km/h.
O câmbio oferece trocas manuais sequencias na alavanca, ou por meio de shift paddles junto ao volante. Também tem acionamento eletrônico do freio de estacionamento e sistema auto-hold, que mantém o veículo parado em aclives durante alguns segundos, após o motorista ter tirado o pé do pedal do freio, o que evita recuo nas arrancadas.
A tração é do tipo 4MOTION, o qual se adapta às condições de uso, pois distribui a força do motor para as quatro rodas do carro de acordo com a situação momentânea. No uso normal, 90% do torque é dirigido para o eixo dianteiro, o que ajuda a economizar combustível, quando necessário, o eixo traseiro é mais beneficiado.
A distribuição de torque é feita por uma embreagem eletrohidráulica multidiscos, integrada ao diferencial traseiro, e pode variar de forma constante, controlada eletronicamente. O sistema também evita que as rodas dianteiras girem em falso nas arrancadas e nas acelerações, ele pode transferir até 100% da força do motor para as rodas traseiras nessas circunstâncias, ele garante maior tração em pisos molhados, com lama ou areia.
O preço sugerido para venda do Novo Tiguan é de R$110.000, o modelo anterior custava R$101.000. A Volkswagen considera que, apesar do aumento do IPI para veículos importados ela conseguiu manter o modelo em um valor competitivo.