Lançamentos: Punto ganha novos motores

Lançamento: O Clio virou popular
14/07/2010
Lançamentos: Novo Idea chega ao mercado
04/08/2010

sporting_18_042 Os propulsores da família E.torQ estréiam no hatch da Fiat, eles são fabricados no Paraná, na nova fábrica da FPT- Powertrain Technologies
Fotos: Divulgação
Em Curitiba, no Autódromo Raul Boesel, a Fiat Automóveis mostrou no dia 1º de julho, para a imprensa especializada brasileira, a linha 2011 do Fiat Punto. sporting_18_017
O modelo agora é equipado com propulsor E.torQ 1.6L, o qual entrega 117 cv de potência a 5.500 rpm, e torque de 16,8 kgfm a 4.500 rpm com etanol. Ao usar gasolina, a potência é de 115 cv com torque de 16,2 kgfm. Já o E.torQ 1.8L chega a 132 cv a 5.250 rpm e torque de 18,9 kgfm a 4.500 rpm ( E), ou 130 cv com 18,4 kgfm (G).
Estes motores foram produzidos a partir dos propulsores Tritec, na nova fábrica da FPT- Powertrain Technologies, divisão de motores e transmissões da empresa. Comparado ao Tritec, o E.torQ recebeu bielas sinterizadas, forjadas esporting_18_006 fraturadas, anéis do tipo low friction, pistões otimizados e grafitados, câmera de combustão com baixa relação superfície/volume, corpo de borboleta drive-by-wire com sensor contactless, coletor de aspiração em plástico, tampa do cabeçote em plástico, corrente de distribuição, tuchos hidráulicos, virabrequim com microestrutura especial e com oito contra-pesos, cárter estrutural de alumínio esporting_18_021 filtros ecológicos.
No interior, o novo quadro de instrumentos é iluminado por leds na cor branca. Foi incorporada uma nova padronização nos tecidos internos e as versões Essence chegam ainda com o painel interno nas cores: cinza para a versão 1.6 16V e marrom para a 1.8 16V. Todas as novas versões sporting_18_008também ganharam novas rodas e calotas, com desenhos exclusivos. 
O Punto 2011 tem preço sugerido na opção Essence 1.6L de R$ 44.190 e R$ 46.250 para o motor 1.8L. Também entrou em linha a versão Essence Dualogic com transmissão automatizada (fornecida pela Magneti Marelli) e propulsor 1,8 litro, neste caso o preço sugerido é de R$ 48.750. A opção Sporting custa R$51.200 e a Sporting Dualogic R$ 53.730. O modelo de entrada passa a ser o Attractive, o qual utiliza motor Fire 1.4L, seu preço é de R$ 39.200 e osporting_18_041 topo de linha, T-Jet com propulsor 1.4L 16V turbo custa R$ 64.700.
Além de utilizar o E.torQ na produção local, a expectativa da empresa é também exportar parte da produção, pois eles também são fabricados em outras duas configurações movidas a gasolina.

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *