Ford muda o visual, acrescenta equipamentos e abaixa os preços de sua picape média para manter o produto competitivo
Fotos: Divulgação
No final de julho, a Ford mostrou para imprensa especializada em Campinas (SP), a Ranger 2010. Os designers da fabricante imprimiram na picape média, um visual agressivo e robusto, o qual segue as linhas adotadas no Edge e Fusion. As opções de acabamento também foram ampliadas, pois entraram no catálogo duas novas versões cabine dupla: a de entrada XL 4X4 diesel e a topo de linha Limited 4X2 a gasolina. Além disso, a fabricante ainda oferece as versões 4X4 diesel XLS, XLT e Limited, e as 4X2 a gasolina XL, XLS e XLT.
Com estas alterações, o presidente da Ford Brasil e Mercosul espera que a picape continue entre as preferidas pelos consumidores. “A expectativa é muito positiva, porque a Ranger é um produto que já está consolidado no Brasil, e o consumidor de picape conhece e gosta”, afirma o executivo.
Para deixar o veículo ainda mais competitivo no segmento, entre outras ações, a garantia foi estendida de dois para três anos. “A nossa equipe fez um trabalho fantástico ao dar uma roupa nova para a Ranger. Foi feita uma mudança importante no exterior e também em termos de acabamento. Ela continua com uma motorização que é líder no segmento, por isso nós acreditamos que ela está com um pacote muito redondo, o qual combina a parte mecânica e estética, apoiado por uma estratégia comercial que torna o veículo campeão em termos de custo de operação”, explica o presidente da Ford.
Apesar de ser reestilizada a Ranger continua com as mesmas opções de motorização. Permanece o propulsor 3.0 16V PowerStroke Turbo Diesel Electronic, o qual entrega torque de 38,7 kgfm a 1.600 rpm e potência de 163 cv, e o 2.3 16V Duratec High Flow a gasolina, com cabeçote, bloco e cárter em alumínio, com potência de 150 cv e torque de 22,12 kgfm.
A grade dianteira da Ranger, agora está com três barras horizontais, cromadas nas versões de luxo, com uma tela de proteção ao fundo. Desenho limpo para o novo capô, para-choque em aço cromado nas versões topo de linha, são alguns dos detalhes incorporados para evidenciar a aparência robusta. Os novos faróis foram desenvolvidos pela Valeo e combinam dois refletores de tamanhos diferentes, complementados por uma lente de vidro injetado.
Eles pertencem a uma nova geração que utiliza a tecnologia NEO (New Efficient Optics).
A estratégia comercial adotada para a Nova Ranger leva em conta sua vida útil, assim os custos de manutenção receberão atenção especial. “No custo de aquisição, a Nova Ranger é a picape mais barata do segmento, apesar de tudo que adicionamos ao veículo, o custo das peças de reposição e serviços, também é o mais barato do segmento, a relação custo/ beneficio em termos de consumo de combustível é muito positiva, isso somados aos três anos de garantia, de para-choque a para-choque, essa garantia não é parcial é total, deixaram a picape como melhor opção no segmento”, complementa Marcos de Oliveira.
A lateral tem perfil sem vincos, o que deixou a superfície limpa. Os para-lamas e as caixas de rodas em aço formam uma peça única. Também foram incorporados novos estribos integrados, maçanetas ergonômicas e retrovisores. As rodas em liga leve 16 polegadas, ganharam outro desenho e elas são calçadas com pneus Scorpion Todo Terreno.
Na traseira, as grandes lanternas são divididas internamente por molduras prateadas, com as lentes translúcidas.
Estas alterações foram feitas baseadas em informações obtidas em clinicas com os clientes da marca. Além das modificações estéticas e de conteúdo, os valores para venda foram realinhados. O preço sugerido da versão luxo Limited a diesel ficou em R$96.730, uma redução de cerca de R$ 8 mil em relação à versão anterior. A nova versão Diesel Cabine Dupla 4X4 XL, de entrada, custa R$81.740. A versão XLS sai por R$86.610 e a versão XLT, por R$89.290.
A Cabine Dupla a gasolina tem custo a partir de R$55.260, na versão XL. A versão XLS sai por R$60.960, a XLT, por R$67.430 e a nova versão Limited, por R$77.480. No segmento de cabine simples a gasolina, o preço sugerido para venda parte de R$ 45.900.
A Ford ainda prepara o motor Flex, e as alterações da Ranger Sport, elas devem ser lançadas até o final do ano.
Entre outros equipamentos e acessórios, a Nova Ford Ranger 2010 oferece:
• vidros elétricos com um toque para cima e para baixo em todas as portas, com sistema antiesmagamento;
• sistema de abertura e fechamento das portas e dos vidros com controle remoto e travamento automático das portas a 20 km/h;
• computador de bordo, de fácil leitura, com informações como pressão do turbo, altitude, autonomia, velocidade média, consumo médio e também tensão da bateria – útil principalmente para quem instala equipamentos auxiliares, como guincho, som ou faróis adicionais no veículo, e precisa monitorar o consumo de energia;
• coluna de direção com ajuste de altura e banco do motorista com ajuste lombar e de altura;
• rádio/CD-player My Connection, exclusivo da Ford, com CD-player MP3/WMA, entrada USB, para iPod e áudio auxiliar (P2), além de conexão para celular e áudio Bluetooth;
• sistema antifurto distribuído DPATS com chave original codificada e sensores localizados no painel de instrumentos e no módulo eletrônico;
• alarme antifurto volumétrico e perimetral, uma exclusividade no segmento;
• sensor de ré com indicador sonoro na versão topo de linha;
• protetor de caçamba em polipropileno e capota marítima na versão topo de linha.