Em time que está ganhando….
Mudanças no visual, e a inclusão do motor 2.4L Flexpower no modelo cabine simples, são as armas da GM para manter a S10 na liderança
Texto: Edison Ragassi
Fotos: ER/Divulgação
No interior, o painel de instrumentos recebeu quatro novos mostradores, com fundo na cor azul. Mudou o desenho do volante (para as versões sem airbags) e os revestimentos dos painéis das portas e dos assentos. Na traseira, as lanternas têm novas lentes e foi adicionado um aplique na cor preta. A versão Executive, com interior revestido em couro, recebeu novos apliques em madeira. Ainda, apenas para as versões com cabine dupla Flexpower, a capacidade do tanque de combustível passou de 67 litros para 80 litros. Linha de acessórios exclusivos
Para deixar os veículos da família S10 (picape e Blazer), com visual robusto e esportivo, foram desenvolvidos acessórios exclusivos. O pacote de itens é composto por: santantônio (estrutura interna de metal, revestida por capas de material injetado), estribo (desenvolvido em alumínio agora com seção quadrada), defletor de teto integrado ao rack de teto, barras transversais (rack com capacidade de carga de 45 quilos), CD/MP3 Player e navegador GPS (fornecidos pela Visteon), iPod Nano Chevrolet, entre outros. O rack tubular sobre o teto agora é duplo e mais longo. As rodas aro 16 polegadas, tem opção de dois novos desenhos para as versões em alumínio (liga-leve).
Mercado
Seguindo a máxima usada pelos clubes de futebol, “em time que está ganhando não se mexe, mas melhora”, a GM atualizou a linha S10 levando em conta a necessidade do consumidor, principalmente no que diz respeito ao valor que ele pode pagar. Lançada em 1995, como a primeira picape média nacional, desde então se mantém na primeira colocação em vendas. Segundo divulgado pela montadora, já foram emplacadas no Brasil 275.634 unidades do modelo. Este ano antes da atualização, no período de janeiro a abril, foram comercializadas 9.583 S10. A segunda colocada, Toyota Hilux, aparece com 6.377 unidades vendidas. No final do ano passado, quando a Ford lançou a Ranger Sport cabine simples por R$ 49.990, avançou no segmento. Agora a GM contra-atacou com a opção cabine simples (antes fornecida só motorização diesel), a qual usa motor 2.4L Flexpower, ao preço de R$ 46.990.
E a Blazer, utilitário esportivo (SUV) derivada da picape, continua como o veículo que atende segmentos específicos do mercado, tais como as forças de segurança, sobretudo às polícias, onde é líder de vendas. Segundo explicado por Samuel Russel, diretor de marketing da montadora, “o modelo é robusto, graças à sua construção de carroceria montada sobre chassis, possui altura livre do solo e ângulo de ataque e saída adequados para a utilização off-road e em situações extremas de dirigibilidade”.
RODAS/PNEUS
Roda tamanho e tipo: 15 x 7 – Aço (PDP) 16 x 7 – Liga leve (PDQ)
Pneus: 225/75R15 (PDP) 235/70R16 (PDQ)
DIMENSÕES/PESOS
Distância entre eixos (mm): 3.122
Comprimento total (mm): 5.260
Largura carroceria (mm): 1.782
Largura total (mm): 2.044
Altura (mm): 1.719
Bitola (mm): Dianteira: 1.454; traseira: 1.399
Altura mínima do solo (mm): 228
Ângulo de ataque: 25o
Ângulo de saída: 20o
Peso em ordem de marcha (kg): 1.680
Distribuição de peso (% dianteira/ traseira): 58 / 42
CAPACIDADES
Caçamba (litros): 860
Carga útil (kg): 770
Tanque de combustível (litros): 80
Óleo do motor (litros): 5,75 (6,00 com o filtro)
Sistema de refrigeração (litros): 10,1
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h): 150 (Gas. E Álc.)
Aceleração 0 a 100 km/h (s): Gas.: 12s8 Álc.: 11s5