As mudanças nos carros da Fiat incluem, além do novo visual, o motor 1.6L 16V para a picape Strada
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
Em Recife, a Fiat reuniu a imprensa especializada nacional e mostrou dia 14/06, a linha 2013 do Siena EL, Palio Weekend e picape Strada.
Na parte exterior, os carros tiveram o visual renovado. Os faróis e a grade superior têm novo desenho, os para-choques ficaram mais volumosos. E no interior, novo grafismo no painel e tecidos diferenciados.
Em termos de motorização, a picape compacta ganhou a versão com propulsor E.TorQ 1.6L 16 válvulas, o qual entrega potência de 115 cv (G) e 117 cv (E), seu torque é de 16,2 Kgfm (G)/16,8 Kgfm (E) ambos a 4.500 rpm. Na opção de entrada o preço é de R$38.350. Com cabine estendida vai a R$41.150 e a cabine dupla sai por R$45.050.
Com a maior opção de compactas do mercado brasileiro, a Fiat ainda oferece a Strada na versão Working 1.4L ao custo de R$31.490, com cabine estendida sai por R$34.540 e cabine dupla R$38.440.
A mais potente, versão Adventure que utiliza o propulsor 1.8L 16V de cabine estendida sai por R$47.490, a cabine dupla custa R$51.490 e com câmbio Dualogic R$54.060.
Todos os modelos são equipados com suspensão dianteira tipo McPherson, nas picapes a traseira usa eixo rígido tipo Ômega. Já o Palio Weekend e Siena EL tem suspensão com rodas independentes, eixo de torção e barra estabilizadora na parte de trás.
O Siena EL, sedã de entrada da marca com propulsor 1.0L tem preço sugerido inicial de R$28.150, com motor 1.4L custa R$30.970.
A station wagon Palio Weekend Attractive com motor 1.4L custa R$ 41.490, a Trekking usa propulsor 1.6L 16V, seu preço é de R$43.360. Na versão Adventure o motor é o 1.8 16V, seu custo é de R$51.510 e com câmbio Dualogic vai a R$53.390.
As peças de reposição para manutenção e reparos como: discos de freios, pastilhas e lonas, amortecedores e molas, filtros e velas são compartilhados com os modelos da geração anterior.
Com estes lançamentos, a expectativa da Fiat é de continuar na liderança do mercado.