Leaf entra no museu Nissan

Os carros usados mais procurados e vendidos na Internet
Mais de 10 milhões de consorciados ativos
13/12/2023
Reforma Tributária Governadores do Sul e Sudeste unem-se em prol da indústria automotiva
Sul e Sudeste solicitam indústria mais igualitária
14/12/2023

Nissan Leaf é integrado ao museu da marca japonesa

Leaf entra no museu Nissan

Modelo que iniciou a corrida dos elétricos e que participou dos jogos olímpicos no Rio de janeiro se integra ao museu da marca japonesa

Leaf entra no museu Nissa

Museu da Nissan integra Leaf ao acervo

Museu da Nissan integra Leaf ao acervo

n. Modelo 100% elétrico e um dos primeiros do Brasil ingressou ao acervo da marca. No histórico, foram três anos atuando como táxi em uma época que praticamente não se falava de carros 100% elétricos no Brasil.

Leia mais: Nissan comemora 600 mil veículos

O modelo também teve a missão de conduzir medalhistas durante os Jogos Rio 2016 e estava sendo usado internamente pela Nissan.

 

A unidade preservada, ano/modelo 2011, foi importada do Japão e chegou ao Brasil em 2012. Durante todo o período em que esteve em atividades, ele nunca apresentou questões mecânicas que interrompessem a sua utilização cotidiana.

As outras 32 unidades da primeira geração do veículo 100% elétrico trazidas pelas Nissan entre 2012 e 2013 seguiram destinos diferentes, mas também relevantes. Algumas são, até hoje, conduzidas por funcionários da empresa em uso interno no Complexo Industrial de Resende. Outros carros foram doados para estudos e capacitação de mão de obra ou tiveram suas baterias retiradas para servirem em projetos sobre o ecossistema da mobilidade elétrica no Brasil.

Leia mais: Fiat Toro tem 500 mil unidades produzidas

Por exemplo, algumas são usadas no projeto pioneiro de reutilização de baterias usadas de carros elétricos desenvolvidos pelo Laboratório de Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Nissan.

Desde o fim de 2019, cinco postes de luz solar com baterias do Nissan LEAF iluminam parte do pátio do laboratório de Fotovoltaica da UFSC – o Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar. Eles são alimentados por uma combinação de painéis solares no topo e módulos de baterias do veículo elétrico na base. Além da praticidade de não depender de fiação da rede elétrica, cada poste deixa de consumir da rede cerca de 500 Wh de eletricidade por dia e também funcionam mesmo quando falta energia elétrica na rede pública.

O Nissan LEAF de primeira geração passa a ser o sexto automóvel a integrar o Memória Nissan. Ele agora está ao lado de unidades do Nissan March, Nissan Versa, Nissan March Rio 2016, Nissan Kicks Rio 2016 e Nissan V-Drive. Além dos veículos, no local também estão expostos um motor de três cilindros 1.0 12V, que foi produzido em Resende e equipou versões dos antigos March e Versa, e uma tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O espaço ainda conta com grandes painéis que destacam alguns momentos da história da empresa no país.

Um local que faz parte da história da Nissan no Brasil

O inovador Nissan LEAF de primeira geração já está exposto na área de preservação e exibição da memória da marca japonesa no Brasil, que fica no prédio da fábrica de motores, dentro do Complexo Industrial de Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esse prédio, chamado internamente de Powertrain, é um ponto histórico da empresa no país não apenas por acolher o Memória Nissan, ele faz parte de vários momentos da história da Nissan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *