Leilão do túnel Santos-Guarujá é adiado para setembro

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Leilão do túnel Santos-Guarujá é adiado para setembro

Leilão do túnel Santos-Guarujá é adiado para setembro

O leilão que vai definir a concessionária responsável pela construção, operação e manutenção do túnel submerso Santos-Guarujá foi adiado para 5 de setembro.

Ou seja, previsto inicialmente para agosto, o certame foi postergado após novas contribuições técnicas e financeiras realizado na Europa com empresas interessadas na obra.

Com isso, o empreendimento, considerado o maior leilão de infraestrutura, integra parceria entre o Ministério de Portos e Aeroportos e o Governo de SP.

Governo adia leilão do túnel Santos-Guarujá para setembro de 2025

Portanto, os governos decidiram ampliar o prazo de análise do edital para incorporar sugestões que visam aperfeiçoar o modelo de concessão, a estrutura financeira e as premissas técnicas do projeto.

Logo, a expectativa é de que o túnel, com 1,5 km de extensão (sendo 870 metros submersos), transforme a mobilidade na Baixada Santista.

A ligação entre as duas cidades hoje depende de balsas e catraias, que transportam diariamente mais de 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.

Túnel tem valor estimado em R$ 6 bilhões

Inspirado em experiências bem-sucedidas da Holanda, Japão, China e Coreia do Sul, o túnel brasileiro será construído com a técnica de imersão.

Ele terá três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de galeria para pedestres e ciclistas.

O investimento total estimado é de R$ 6 bilhões, com recursos públicos federais e estaduais, além da participação da iniciativa privada.

A concessão será de 30 anos, com remuneração da operadora por meio de pedágio, contraprestação pública, aportes e receitas acessórias.

O critério de julgamento do leilão será o maior desconto sobre a contraprestação pública, buscando mais eficiência e benefício à população.

Segundo o governo paulista, o projeto deve gerar cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos. O túnel está qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP) e integra o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

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