O Gol ficou mais econômico
Versão Ecomotion do Geração 4 e Seleção para o Geração 5 , Golf 2.0 automático são as principais novidades da linha 2011 VW.
Fotos: Divulgação
No final de abril, a Volkswagen reuniu a imprensa especializada em Campinas, para mostrar a linha 2011 de seus modelos.
Seguindo a tendência mundial de fabricar carros compactos e econômicos, a fabricante alterou o Gol Geração 4 e passou a chamá-lo de Ecomotion. A proposta é oferecer um veículo que consome 10% menos combustível, seja ele gasolina ou etanol.
O Gol Ecomotion utiliza o motor EA 111 1.0 L Total Flex, com 68 cv a 5.750 rpm (G) e 71 cv a 5.750 rpm (E). Para atingir as metas de consumo, o carro teve o diferencial alongado em 6,8%, e o motor foi recalibrado para esta nova relação de transmissão.
A suspensão também passou por ajustes e os amortecedores receberam nova calibragem. Segundo a fabricante, um dos pontos fundamentais para atingir o objetivo de redução de consumo foi a adoção de pneus "verdes", cuja principal característica é a baixa resistência ao rolamento, nas medidas 165×70 R 13, ao invés de 175 x 70 R 13. O carro também utiliza maior pressão de enchimento dos pneus, 39 PSI nos dianteiros e 32 PSI nos traseiros.
No ano que a VW comemora 30 anos de fabricação do Gol e é patrocinadora da Seleção Brasileira de Futebol até 2014, lançou uma série especial para capitalizar este momento. O Gol Seleção tem produção limitada a três mil unidades, é identificada pela inscrição “Seleção” na tampa traseira e traz nas portas e nos encostos dos bancos dianteiros o logotipo da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A gama de cores do Gol Seleção inclui o exclusivo Azul Boreal, lembrando um dos uniformes da Seleção Brasileira. Ele usa motor 1.0 Total Flex , rodas de liga leve 14 polegadas e pneus 185/60 R14, faróis com máscara negra, lanternas traseiras escurecidas, faróis de neblina, coluna central revestida de preto e detalhes na grade inferior dianteira e a moldura dos para-choques pintados em cinza.
A fabricante de São Bernardo do Campo promoveu várias alterações em todos os veículos. A grande novidade na linha Golf é a nova versão Sportline 2.0 com transmissão automática TipTronic de seis velocidades.
Já o Novo Gol eVoyage 1.0L, passam a ter rodas 14 polegadas de série, novo revestimento nos bancos e opcionalmente, o Novo Gol 1.0 oferece novas rodas de liga leve com 14 polegadas, função coming/leaving home de acendimento dos faróis e sensor de estacionamento traseiro.