Tudo indica que jogar lixo para fora do veículo vai se tornar infração grave. Afinal, atirar objetos nas vias é uma conduta reprovável e merece punição mais severa.
Logo, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1644/19, já aceito no Senado, que classifica, agora, como infração de natureza grave a conduta de jogar lixo para fora do carro.
Com isso, após a aprovação do PL, o motorista que for flagrado jogando lixo nas vias será multado em R$ 195,23 e perderá cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O projeto aprovado altera o Código de Trânsito Brasileiro. Pela lei atual, atirar do veículo ou abandonar na via objetos, ou substâncias é uma infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovado sem alterações pelos deputados, o texto poderá seguir direto para sanção presidencial.
Com o tempo mais seco, a umidade relativa do ar cai e as queimadas à beira das rodovias e nas matas se tornam mais comuns.
As queimadas, além de provocarem danos ambientais, também reduzem a segurança, uma vez que a fumaça prejudica a visibilidade dos motoristas, aumentando o risco de colisões traseiras.
O contato da vegetação seca com as bitucas de cigarro lançadas pelas janelas dos veículos é uma das principais causas dos incêndios neste período.
Fogo para limpeza de terrenos, queima de lixo, fogueiras, queimadas para fins agrícolas não autorizadas e balões também aparecem na lista de causadores dos incêndios em rodovias.