Paz no trânsito começa por você. A mensagem repercutida na abertura da 11ª edição do Maio Amarelo remete à responsabilidade tanto de usuários quanto de gestores para garantir um trânsito mais seguro para todos os cidadãos. Coordenada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a iniciativa prevê uma série de ações a serem realizadas pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) de todo o país.
“O Maio Amarelo é um desses momentos chave para lembrar a nós, gestores, que também somos responsáveis pela segurança no trânsito, e não podemos colocar esse ônus apenas no cidadão. Nós, gestores, estamos no centro da preocupação com um trânsito mais seguro”, ressaltou o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, durante o evento de abertura.
Leia mais: Renault Kardian a partir de R$ 112.790
“É um momento importante de reflexão para a sociedade se conscientizar da importância que precisamos colocar no dia a dia sobre a necessidade de preservar vidas no trânsito”, enfatizou o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro.
Criado com base em resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, o Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a segurança no trânsito cuja meta é despertar a atenção da sociedade para o elevado número de mortes e lesões no trânsito ao redor do mundo.
A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) também apoia a 11ª edição do Movimento Maio Amarelo. Dados do Sistema de Informações de Mortes (SIM) do DataSus (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) mostram que os óbitos anuais no trânsito brasileiro apontaram alta de 0,24% em 2022, com 33.894 mortes registradas, acréscimo de 81 vítimas em relação a 2021.
Leia mais: Saiba declarar seu veículo no IR
Para reduzir essa estatística, a ANIP selecionou algumas dicas para promover um trânsito mais seguro.
Pneus – Para garantir a mobilidade segura, verifique periodicamente as condições dos desgastes dos pneus por meio do indicador TWI, saliência de borracha localizada na banda de rodagem do produto. Lembre-se de sempre calibrar os pneus semanalmente, com a pressão indicada pelo fabricante no manual do veículo.
Respeito às leis de trânsito – A maioria dos acidentes são provocados por atitudes irresponsáveis, como ingerir bebida alcoólica antes de dirigir, ultrapassar o limite de velocidade da via ou desrespeitar a sinalização adequada. Respeitar as leis de trânsito também garante economia no bolso, já que o não cumprimento das medidas pode gerar multas e a suspensão do direito de dirigir.
Níveis do óleo do motor e líquido de arrefecimento – Uma das melhores maneiras de prevenir acidentes é certificar que o veículo está em boas condições. Verifique periodicamente os níveis do óleo de motor e líquido de arrefecimento.
Celular e direção não combinam – O uso do celular na direção é um dos principais motivos dos acidentes de trânsito. Além de colocar em risco a vida, quem realiza essa prática comete uma infração gravíssima, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O motorista pode pagar multa de R$ 243,47 e ganhar sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Motociclista, utiliza o capacete – Fabricado especialmente para proteger os motociclistas e evitar complicações em casos de quedas, o capacete é um item de uso obrigatório, segundo o CTB. Mesmo para as motos de baixa cilindrada, é necessária a utilização do equipamento, sempre com o selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Condições climáticas, físicas e mentais – Evite dirigir ou pilotar diante de condições adversas, sejam fenômenos naturais, físicos ou mentais. Redobre a atenção em dias chuvosos e nublados e não transite com sono ou sem se alimentar.