
Remoção inadequada de piche e cola pode danificar pintura
11/02/2026
Pedágio de volta? Motorista pode ter tolerância para voltar
Mais de 50 sites falsos aplicam o Golpe do Free Flow. Quem identificou uma nova campanha maliciosa, apelidada de “Golpe do Pedágio Eletrônico (Free Flow)” foi a Kaspersky, empresa global de cibersegurança.
O esquema tem como alvo motoristas, utilizando sites que simulam a consulta e pagamento de débitos de pedágio para roubar dinheiro por meio de pagamentos fraudulentos. Confira a campanha abaixo e como se proteger.
Mais de 50 sites falsos aplicam o Golpe do Free Flow
O golpe se inicia quando o motorista busca por serviços de quitação de pedágio em sites de busca e clica em anúncios patrocinados e anúncios em redes sociais.
Estes links direcionam para domínios fraudulentos, registrados com nomes que simulam plataformas de pagamento de pedágios eletrônicos e onde, ao inserir a placa do veículo, a vítima se depara com um suposto débito em aberto.
Para tornar a fraude mais convincente, o valor exibido é baixo, simulando o custo real de um pedágio, e o site exibe dados corretos do veículo consultado.
Site falso simula a identidade de sistemas de pagamento oficiais para enganar vítimas.
Fonte: Kaspersky
Acreditando se tratar de um procedimento legítimo, o usuário realiza o pagamento, geralmente via PIX. No entanto, o valor é transferido para contas de “laranjas” abertas em fintechs, com o nome do recebedor mudando constantemente para dificultar o rastreamento e o bloqueio dos valores.
Segundo pesquisadores da Kaspersky, essas fintechs são empresas pouco conhecidas, aparentemente criadas para viabilizar transações suspeitas.
Para não se tornar uma vítima do Golpe do Free Flow, a Kaspersky recomenda:
- Desconfie de anúncios: Sempre verifique o link antes de clicar. Dê preferência a acessar o site oficial do serviço de pedágio digitando o endereço diretamente no navegador.
- Verifique a fonte: Antes de pagar, confirme se o site pertence à concessionária oficial responsável pelo trecho do pedágio.
- Atenção ao pagar: Antes de confirmar qualquer transação, especialmente via PIX, confira os dados do recebedor. Pagamentos para nomes de pessoas físicas em vez de empresas são um grande sinal de alerta.
- Use uma solução de segurança: Instale um antivírus de confiança em seus dispositivos, como o Kaspersky Premium, que bloqueia o acesso a sites maliciosos e de phishing.
