
Mercedes lança Série Especial de 15 anos do Actros Evolution
12/11/2025
Marcopolo apresentou ônibus híbrido a etanol na COP30
Marcopolo apresentou ônibus híbrido a etanol na COP30. O protótipo híbrido etanol urbano é um conceito que combina propulsão elétrica e biocombustível, ampliando a autonomia e elimina a necessidade de infraestrutura de recarga, pois o abastecimento é feito somente com etanol.
A solução Híbrida Etanol é Carbono Net Zero, ou seja, o CO2 emitido pelo veículo é neutralizado pelo resgate de CO2 no plantio da cana-de-açúcar. O foco principal é demonstrar a viabilidade da tecnologia híbrida com etanol como solução viável para todos os municípios brasileiros e de implementação quase imediata.
Transporte coletivo como protagonista na redução de emissões
Com isso, o protótipo híbrido etanol urbano apresentado na COP30 vem na sequência e segue o mesmo princípio do projeto do micro-ônibus Volare Attack 9 híbrido apresentado no ano passado e exposto recentemente na Busworld, na Bélgica, maior evento mundial da indústria do ônibus.
Além do protótipo híbrido etanol urbano, a Marcopolo apresentou o micro-ônibus Fly 10 GV, movido a biometano e gás natural, que reduz até 84% das emissões de gases de efeito estufa.
O desenvolvimento do Volare envolveu quatro anos de trabalho e destaca investimentos que a marca vem fazendo no desenvolvimento contínuo de novas tecnologias. Por meio de parcerias estratégicas, foram concebidos uma plataforma e um powertrain com características que contribuem para o transporte sustentável e eficiente.
O modelo possui três cilindros de combustível capazes de armazenar 360 litros, o que representa autonomia de até 450 quilômetros dependendo da aplicação. O Volare movido a GNV e biometano conta com sistemas eletrônicos que garantem mais segurança e conforto, como controle de tração e estabilidade e bloqueio do veículo com porta aberta.

