A Marcopolo lançou o DutoSmart, um sistema inovador de climatização do interior de ônibus rodoviários. O equipamento utiliza tecnologia de Inteligência Artificial (IA) para monitorar e ajustar, em tempo real, a temperatura interna.
Desenvolvido pela engenharia da Marcopolo em parceria com a empresa gaúcha de tecnologia SOHA, o DutoSmart combina sensores de temperatura com IA para distribuir o ar refrigerado ou aquecido de forma eficiente.
Quando detecta áreas mais quentes ou frias no ônibus, o sistema ajusta o fluxo de ar automaticamente, mantendo a variação térmica abaixo de 2ºC entre as poltronas da frente, meio e traseira.
Por exemplo, caso o sol incida em apenas um lado do ônibus durante a viagem, o DutoSmart redireciona o ar refrigerado para esse lado, equilibrando a temperatura. O mesmo processo ocorre no modo de aquecimento, com ajustes no ciclo de temperatura.
Segundo Luciano Resner, diretor de Engenharia da Marcopolo, o DutoSmart supera um dos maiores desafios do setor ao garantir uma climatização verdadeiramente equilibrada, eliminando desconfortos.
“Com o DutoSmart, reduzimos drasticamente as diferenças de temperatura internas, oferecendo aos passageiros o máximo de conforto durante toda a viagem.”
O DutoSmart é o resultado de dois anos de desenvolvimento focados em aprimorar a experiência de viagem.
Instalado diretamente no duto do sistema de ar-condicionado, ele controla o fluxo de ar para evitar excessos de calor ou frio em áreas específicas do veículo, adaptando-se de forma dinâmica às condições externas e internas.
Com essa inovação, a Marcopolo estabelece um novo patamar de conforto no transporte rodoviário, combinando eficiência tecnológica com compromisso com a experiência dos passageiros.