Mercado de Veículos Clássicos está em alta

Lar Sírio Pró-Infância promove Exposição de Carros Clássicos
Lar Sírio Pró-Infância promove Exposição de Carros Clássicos
02/04/2025
Fiat Prêmio completa 40 anos de história na indústria automotiva
Fiat Prêmio completa 40 anos de história na indústria automotiva
14/04/2025
Mercado de Veículos Clássicos em alta

Mercado de Veículos Clássicos em alta

Mercado de Veículos Clássicos está em alta. Com isso, dados do setor, segundo a consultoria Credence Research, o mercado global deve crescer 8,7% ao ano até 2028, alcançando um valor de US$ 51,3 bilhões.

No Brasil, o segmento já movimenta R$ 32,6 bilhões anualmente, conforme levantamento da JDA Research, com mais da metade desse valor destinado à manutenção (R$ 16,1 bilhões).

A importação de peças dos Estados Unidos tem sido comum, mas o mercado nacional já oferece diversas opções para colecionadores.

Isenção de IPVA de Veículos Clássicos variam por Estado

O tempo de fabricação do veículo é um fator determinante para a isenção do IPVA, mas as regras variam conforme o estado de emplacamento.

Em algumas regiões, veículos com mais de 10 anos já são isentos, enquanto em outras a exigência é de 15 anos ou mais.

Além da isenção do IPVA, veículos com placa preta – certificado que identifica automóveis antigos como itens de coleção – oferecem vantagens adicionais.

Um exemplo é a dispensa da atualização de itens que sofreram mudanças na legislação, como cintos de segurança. Caso um carro tenha sido originalmente fabricado com cintos de duas pontas, seu proprietário não pode ser multado por não utilizar os de três pontas.

Histórias Sobre Rodas

Para colecionadores, os carros antigos representam verdadeiras obras de arte sobre rodas. O curitibano Jan Rodrigues é um exemplo desse amor pelos clássicos.

Proprietário de um Galaxie 500 fabricado em 1976 há mais de quatro anos, Rodrigues destaca a história especial de seu veículo.

O automóvel pertenceu ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná e foi um dos modelos que escoltaram o papamóvel durante a visita do Papa João Paulo II a Curitiba em 1980. Além do Galaxie, Rodrigues já teve outros clássicos, incluindo três Maverick e um Corcel.

“Quando vendi o último Maverick, comecei a procurar outro Galaxie 500 que tivesse uma boa relação custo-benefício e uma história interessante. Demorei três anos para encontrá-lo, paguei um preço justo e estou com ele até hoje”, conta o colecionador.

Por fim, enquanto os clássicos conquistam isenção, a Zapay simplifica o pagamento de tributos para os demais motoristas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *