Desde a década de 1970 a Mercedes-Benz produz caminhões e ônibus para exportação no regime chamado CKD (Completely Knock-Down), ou seja, é um kit das partes completamente não montadas de um produto. Neste ano a área comemora a marca de 150.000 unidades exportadas. Em 2021, foram 3.669 unidades exportadas, com média de 3.160 veículos por ano nos dois primeiros anos desta década de 2020. Na década anterior, de 2010, a média foi de 4.134 unidades por ano.
Atualmente, os caminhões e ônibus CKD, numa proporção de 40% e 60%, respectivamente, saem da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), para as fábricas da própria Daimler Truck ou de representantes Mercedes-Benz na Argentina e no México, como também no Egito, Quênia, Argélia e África do Sul, no continente africano e ainda Indonésia, Taiwan e Vietnam, na Ásia.
Mercedes-Benz do Brasil exporta 150.000 caminhões e ônibus. A área CKD foi criada na década de 1970, ela cuida de todo o processo de atendimento aos clientes, como também pela preparação dos veículos semidesmontados para embarque aos diversos países. “O CKD é uma importante ferramenta para expandir nossas atividades nos mercados de exportação e também cria emprego. Oferecemos, atualmente, produtos em CKD customizados aos clientes a partir de caminhões das famílias Accelo e Atego e de toda a linha de ônibus urbanos e rodoviários, do micro ao superarticulado”, declara Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. Atualmente mais de 170 colaboradores dedicam-se exclusivamente a essa operação na fábrica de São Bernardo do Campo.
Por: Redação-AutoAgora.com.br / Fotos: Divulgação