Mercedes inicia testes de rodagem com bateria de estado sólido

Volume de pneus comercializados em 2024 é o menor desde 2013
Número de pneus vendidos em 2024 é o menor desde 2013
10/03/2025
Veja as outras partes do veículo que precisam de lubrificação
Veja as outras partes do veículo que precisam de lubrificação
19/03/2025
Mercedes inicia testes de rodagem com bateria de estado sólido

Mercedes inicia testes de rodagem com bateria de estado sólido

Os engenheiros da Mercedes-Benz e da Factorial Energy se uniram para criar um programa de testes de bateria de estado sólido.

Com isso, o primeiro automóvel com bateria de lítio-metal de estado sólido já roda em fase de testes nas ruas.

Mercedes inicia testes de rodagem com bateria de estado sólido

Após extensos testes em bancadas, o protótipo da bateria de estado sólido foi integrado a um EQS no final de 2024.

Portanto, o elétrico foi levemente modificado para acomodar a nova bateria e equipado com todos os acessórios.

Com isso, os primeiros testes laboratoriais foram realizados em Stuttgart no final de 2024, preparando o caminho para os testes de estrada.

As baterias de estado sólido utilizam um eletrólito sólido em vez de líquido, o que aumenta a segurança das células e permite o uso de novos ânodos, como o lítio metálico, superando significativamente as células convencionais de íon-lítio.

Combinadas com um ânodo de lítio metálico, essas baterias oferecem densidades de energia em um novo nível.

Modelo sugere melhor autonomia e menor peso

A tecnologia tem o potencial de aumentar a densidade de energia gravimétrica das baterias veiculares para até 450 Wh/kg no nível da célula, ampliando a autonomia.

A densidade de energia gravimétrica refere-se à quantidade de energia armazenada por unidade de massa da célula da bateria.

Esse indicador é fundamental para avaliar a eficiência e o desempenho das células, especialmente em aplicações onde o peso é um fator crítico.

Além disso, a tecnologia de estado sólido reduz o peso da bateria e torna os veículos elétricos mais leves.

Separadamente, a bateria de estado sólido da Mercedes conta com um suporte para células flutuantes, que já recebeu patente.

Logo, ele lida com as mudanças de volume das células durante os ciclos de carga e descarga. Quando a bateria carrega, os materiais internos se expandem e, ao descarregar, contraem-se.

Para lidar com essa variação, a bateria tem atuadores pneumáticos que interagem com a mudança de volume das células, otimizando o desempenho e a durabilidade.

Mercedes inicia testes de rodagem com bateria de estado sólido

Mercedes inicia testes de rodagem com bateria de estado sólido

A bateria de estado sólido utilizada no veículo baseado no EQS proporciona até 25% mais autonomia, mantendo o peso e dimensões de uma bateria convencional do EQS.

Além disso, o sistema utiliza resfriamento passivo, reduzindo ainda mais o peso e aumentando a eficiência energética.

O veículo experimental deve atingir mais de 1.000 km de autonomia. Para comparação, o EQS 450+, com 118 kWh de capacidade de bateria, já oferece uma autonomia superior a 800 km, com um consumo energético de 19,9–16,3 kWh/100 km e emissões de CO₂ igual a zero.

Nos próximos meses, a Mercedes-Benz continuará a testar a bateria de estado sólido por meio de avaliações laboratoriais e testes de rodagem, garantindo seu desempenho e viabilidade para produção em larga escala.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *