A partir de hoje é obrigatório o uso de máscara protetora em todos os espaços públicos do Estado de São Paulo, mas o motorista que dirigir sem a máscara não é multado.
Porém, não é só o Estado de São Paulo que adotou a obrigatoriedade das máscaras. Assim que as cidades e estados adotaram a medida, começou a circular nas redes sociais e grupos de whatsapp que o motorista sem máscara é multado.
O motorista de veículo particular sem máscara não será multado. Tanto que o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) emitiu um comunicado para desmentir o conteúdo das mensagens que circulam nas redes sociais e o Governo do Estado de São Paulo replicou este comunicado em seu site oficial.
O Denatran afirmou que não existe previsão legal para multa ou perda de pontos nessas circunstâncias e afirma ainda que não há regulamentação do Denatran nem deliberação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) a esse respeito.
Portanto o motorista que dirigir sem a máscara não será multado, porém ele deve permanecer dentro do automóvel.
Motorista de veículo particular sem máscara não será multado. Porém, os motoristas de ônibus, táxi e aplicativos no Estado de São Paulo são obrigados a utilizar a máscara protetora.
No caso dos profissionais de transporte coletivo eles ainda precisam fiscalizar os passageiros e barrar a entrada de quem estiver sem a máscara.
O valor da multa para os motoristas profissionais que não utilizarem a máscara protetora será divulgado na próxima sexta-feira (08/05).
É importante ressaltar que o número de infectados e mortos pelo coronavírus em São Paulo aumenta todos os dias, o que faz as autoridades planejarem não relaxar a quarentena a partir do dia 11/05, por isso o importante é ficar em casa.
Mas caso seja obrigado a sair, não esqueça de seguir as recomendações das autoridades sanitárias e ao voltar faça a higiene pessoal e do veículo.