Conforme a Enel, mais de 500 postes da rede elétrica foram danificados por colisões de veículos em 2023.
O número foi levantado com base em 24 municípios atendidos pela concessionária no Estado de São Paulo.
Outro ponto é que somente nos primeiros quatro meses deste ano, foram registradas 132 ocorrências. Ou seja, um aumento de 26% em relação ao período homólogo.
O levantamento revela que a capital foi a região com maior número de colisões, registrando 92 ocorrências. Na sequência, estão os municípios de Osasco, com 6 colisões e São Bernardo do Campo, com 5 colisões.
“Em situações mais complicadas, é preciso aguardar a autorização da perícia para darmos início aos reparos, o que pode prolongar o período em que os consumidores ficam sem energia”, explica Marcio Jardim, diretor de Operações e Manutenção da Enel, lembrando que o custo da reparação de estruturas e cabos é do responsável pelo acidente.
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Após as colisões, os postes danificados são encaminhados para uma empresa de reciclagem, onde seus resíduos são transformados e reutilizados na construção civil.
Quando situações como essas acontecem, a Enel Distribuição São Paulo deve ser comunicada para realizar a troca do poste.
Uma equipe da companhia é deslocada imediatamente para o local, a fim de fazer os reparos na rede.
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A partir do registro da placa do veículo e de fotos do incidente, os custos operacionais gerados, incluindo desde o primeiro atendimento até a substituição ou reparo do poste, ou da rede elétrica, são repassados ao setor Jurídico da empresa, que realiza a cobrança junto ao proprietário do veículo.