O Nissan Townstar, sucessor do e-NV200, foi flagrado em um estacionamento, em São Paulo. Conhecido no mercado europeu desde 2022, o modelo usa motor elétrico de 90 kW (120 cv) e de 25 kgfm. A bateria é de 45 kWh e a autonomia é de 300 quilômetros.
Vale dizer que o Townstar usa a plataforma do Renault Kangoo, fabricado agora na Argentina, e do Mercedes Citan, esse desconhecido por aqui, fabricado na França. A capacidade de carga é perto de uma tonelada e o compartimento de carga tem espaço para levar até 4,9 m³.
Os concorrentes do Nissan Townstar são os utilitários compactos. Entre eles estão os chineses, Renault Kangoo, que compartilha a mesma plataforma devido à aliança Renault-Nissan, o Peugeot Partner, o Citroën Berlingo, e o Volkswagen Caddy.
Veja também: Iveco lança ônibus movido a GNV
Esses modelos competem na categoria de veículos comerciais leves, voltados principalmente para empresas que necessitam de veículos versáteis para transporte de carga em áreas urbanas.
De acordo com informações da Nissan, o modelo flagrado pode ser uma unidade em avaliação. Logo, não existe uma previsão certa do lançamento do veículo elétrico no mercado nacional.
O levantamento do emplacamento mostra que o veículo é importado, de propriedade da Nissan do Brasil e registrado no Estado do Rio de Janeiro, o mesmo em que a japonesa tem uma planta produtiva.
Saiba também: Venda de usado apresenta alta expressiva
Outro indício da tropicalização do modelo para o Brasil está nos selos de garantia de cinco anos e no adesivo de uma das maiores concessionárias da marca.
Um uma iniciativa inédita na região, a Stellantis apresenta simultaneamente a linha 2025 dos Novos Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert, que chegam com um visual renovado, conectados e com versatilidade para atender aos mais diferentes tipos de negócios e clientes.
Citroën, Fiat e Peugeot começam a vender o Jumpy, Scudo e Expert a partir de agosto em duas versões: Cargo (R$ 211.990) e Vitré/Multi (R$ 217.990), com garantia de três anos.