No meio do asfalto tinha um buraco no meio do asfalto

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No meio do asfalto tinha um buraco no meio do asfalto

No meio do asfalto tinha um buraco no meio do asfalto

No meio do asfalto tinha um buraco no meio do asfalto… Afinal, é mais ou menos assim, pois todos os dias no meio do caminho há um buraco.

Ou seja, eles são um problema crônico e estão entre as principais causas de danos a veículos e acidentes de trânsito.

Portanto, segundo uma pesquisa de 2023 da Confederação Nacional do Transporte (CNT), 66% das rodovias do país apresentam falhas na pavimentação.

No meio do asfalto tinha um buraco no meio do asfalto

Além disso, dados de seguradoras apontam que, entre 2022 e 2024, 40% dos reparos em oficinas foram provocados por colisões com buracos.

De acordo com Juliano Caretta, supervisor de treinamento técnico da DRiV, o problema surge devido a fatores climáticos e à falta de manutenção.

Em situações extremas, como chuvas fortes sobre asfaltos desgastados, o surgimento de crateras é acelerado, afetando diretamente a segurança dos motoristas.

Danos causados e formas de prevenção

O impacto contra buracos pode causar desde pneus e rodas danificadas até falhas em componentes da suspensão, direção e sistema de escape. Para minimizar esses problemas, Caretta recomenda:

1. Revisões periódicas – Amortecedores, suspensão, direção, faróis e limpadores devem estar em bom estado.
2. Atenção ao peso do veículo – Excesso de carga pode comprometer o sistema de amortecimento.
3. Pneus calibrados – Mantê-los na pressão correta reduz o risco de avarias.
4. Direção defensiva – Reduzir a velocidade, especialmente sob chuva, e evitar frear bruscamente ao passar por um buraco.

Sinais de danos após um impacto

Após passar por um buraco, o motorista deve ficar atento a alguns sinais:

a) Perda de estabilidade e ruídos – Pode indicar problemas nos pneus, rodas, suspensão ou direção.
b) Volante desalinhado – Possível falha no sistema de direção.
c) Trepidação no volante – Pode ser sinal de bolhas nos pneus ou rodas empenadas.
d) Ruído excessivo do motor – Pode indicar rachaduras no sistema de escape.
e) Vazamento de fluidos – Furos ou quebras em mangueiras e conexões.

Embora os buracos sejam uma realidade difícil de evitar, a manutenção preventiva e uma condução cuidadosa são fundamentais para reduzir os impactos e garantir mais segurança no trânsito.

No meio do asfalto tinha um buraco no meio do asfalto… Empresa vai criar asfalto que se regenera

Inspirado nas habilidades regenerativas das plantas e dos animais, o material inovador oferece uma solução sustentável para os desafios contínuos da infraestrutura viária.

Para chegar a solução, os pesquisadores se basearam no endurecimento do betume por meio da oxidação. 

Para reverter todo o processo em algo mais palpável, cientistas desenvolveram uma estratégia. O primeiro passo foi adicionar microcápsulas contendo esporos naturais e rejuvenescedores à base de resíduos.

Essas microcápsulas, menores do que um fio de cabelo, se rompem a partir do momento que surgem fissuras no asfalto.

O asfalto autorreparador, embora ainda esteja em fase de desenvolvimento, promete melhorar significativamente a infraestrutura viária e reduzir os custos com manutenção.

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