No período de quarentena como cuidar do carro que está parado? Esta pergunta é feita diariamente por vários proprietários de veículos que estão em casa.
Segundo a fabricante de pneus Dunlop, o primeiro ponto importante a ser analisado é por quantos dias consecutivos o carro ficará parado, estático.
Os especialistas da empresa indicam que o carro poderá ter danos mais complexos se ficar parado por mais de 15 dias. Porém, alguns cuidados podem ser tomados para evitar eventuais desgastes e problemas.
Pneus: Devem ser calibrados com a pressão máxima que consta no manual do veículo. Isso porque os pneus com baixa pressão e parados por muito tempo em uma mesma posição esvaziam e deformam com o tempo.
Limpeza e armazenamento: Antes deixar o carro parado, providencie uma boa limpeza por dentro e por fora. O cuidado externo ajudará a manter a pintura em bom estado.
Resto de comida no interior do carro atrai insetos, roedores e por isso, tenha atenção com a limpeza interna. Mantenha o carro em uma garagem coberta e ventilada para proteger a pintura e o interior do veículo da ação do sol por um longo período.
Combustível: O combustível precisa atenção. Não é possível afirmar com exatidão a validade do combustível, mas ele estraga dentro do tanque.
O recomendado é manter o nível baixo, porém, não menos que 1/4. O combustível no tanque também refrigera a bomba, quando está abaixo a refrigeração não é completa e pode danificá-la quando acionar o motor.
O mesmo cuidado deve ser tomado com o reservatório de partida a frio, conhecido como tanquinho.
É recomendado que este seja abastecido com gasolina aditivada de boa qualidade, isso evita a formação de resíduos que possam prejudicar o correto funcionamento do sistema em dias frios.
Óleo do motor: O óleo do motor em veículos que ficam parados por um longo período, deve ser substituído na metade do tempo recomendado, porque esta situação é considerada uso severo.
A troca deve seguir a recomendação do fabricante do veículo por tempo de validade ou por quilometragem percorrida, o que ocorrer primeiro.
Se o prazo de troca é de 10 mil km ou 12 meses, deve ser feito com 5 mil km ou 6 meses. Por isso, é importante que sejam observadas as revisões preventivas recomendadas no manual do veículo.
Bateria: a bateria do veículo também merece cuidados especiais. Quando o carro fica imobilizado por um longo período, a bateria pode descarregar devido aos componentes que funcionam mesmo com o veículo parado.
Estão nesta categoria , alarmes e rastreadores, por isso, o recomendado é seguir as orientações que constam no manual do veículo para longos períodos de desuso.
Isso garante que não ocorra nenhum dano na bateria e nem no próprio veículo.
Nos veículos mais modernos não se deve desconectar a bateria, porque ela é responsável por manter as partes eletrônicas vitais do veículo. Ao desconectar os cabos várias programações são perdidas.
No período de quarentena como cuidar do carro que está parado? Nesta matéria procuramos mostrar as dicas essências, mas vale a dica. Leia o manual do veículo e siga rigorosamente as instruções.