Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
A partir de maio estará disponível nas concessionárias Mercedes-Benz Vans a nova linha Sprinter Street 315 CDI. A principal novidade é que passa a utilizar o novo motor OM654 diesel, ele substitui o OM651. Segundo divulgado pela fabricante, este motor OM654 de quatro cilindros apresenta uma redução de consumo de combustível de 6% ao rodar na cidade e 11% na estrada. Além disso, o modelo também conta com menor emissões de poluentes e maior potência, agora com 150 cv (+5%) e torque de 34,7 kgf.m (+3%), se comparado ao anterior e supera todos os requisitos de emissões PROCONVE L7, com nota A do IBAMA nesse aspecto.
Diferente do motor anterior, o OM654 tem o bloco 100% de alumínio e conta ainda com a combinação de pistões em aço com perfil escalonado, além do revestimento da parede do cilindro NANOSLIDE. Isso foi colocado para reduzir o atrito do motor. A recirculação dinâmica dos gases de escape por diferentes vias e o pós-tratamento, contribuem para menores taxas de emissões. Ele está acoplado ao câmbio manual de 6 marchas, já conhecido do mercado. Apesar dos constantes pedidos, a MB Vans ainda não tem previsão para incluir no seu mix de produtos uma opção com o câmbio automático.
O preço da nova linha Sprinter é a partir de R$ 239.600 para os modelos Sprinter Truck e a partir de R$ 249.000 no caso dos Furgões. Ainda segundo a Mercedes-Benz os custos de manutenção são semelhantes aos do modelo anterior, eles sofreram reajustes por causa das atuais condições de mercado, principalmente a alta do dólar, mas a empresa trabalha para nacionalizar a maior parte dos componentes, o que irá auxiliar a conter os valores.
Leia também: Mercedes-Benz do Brasil exporta 150.000 caminhões e ônibus