Volkswagen traz para o Brasil a segunda geração do utilitário esportivo com novo visual, sofisticados equipamentos de segurança e câmbio automático de oito marchas
Por: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
Em Campos do Jordão (SP), a Volkswagen mostrou para a imprensa especializada, dia 26/05, a segunda geração do SUV Touareg.
A identidade visual é nova, segue as linhas adotadas pela marca globalmente. Com acabamento preto brilhante na grade do radiador superior, faixas cromadas contínuas, faróis integrados, o para-choques no nível intermediário, pintado na cor da carroceria, entrada de ar em forma de U, emoldurada quase totalmente por um friso cromado, o que forma o terceiro nível.
Para ressaltar o ar esportivo, as laterais têm grandes áreas envidraçadas, vincos na altura das maçanetas e na parte inferior das portas. Os arcos sobre as rodas têm acabamento em preto e se estendem para as caixas.
Na traseira, destaca-se no alto do bagageiro um spoiler estilizado aerodinamicamente, que também prolonga visualmente a linha do teto. A janela se alarga até a coluna D e parte das lanternas são integradas à tampa do porta-malas.
De comprimento o SUV tem 4.795mm, sua largura é de 1.940 mm, com distância entre os eixos de 2.893mm e a capacidade do porta-malas é de 520 litros. O tanque recebe 100 litros de gasolina.
A segunda geração do Touareg tem duas opções de motorização, ambas com injeção direta de combustível na câmara de combustão. O V6 3.6L FSI entrega 280 cv a 6.200 rpm, com torque de 37 kgfm. E o V8 4.2L FSI com 360 cv a 6.800 rpm e torque de 45,4 kgfm. Elas são equipadas com transmissão automática de oito marchas.
Ambas usam direção hidráulica, suspensão independente, sendo que na dianteira e traseira tem braços duplos transversais e molas helicoidais.
Na opção V8 a suspensão é pneumática com controle eletrônico. O motorista pode escolher através de um comando no console, entre quatro níveis de altura: Nível de carga, Normal, Todo-terreno e Todo-terreno extra.
Também é possível ajustar os amortecedores, além do modo “Normal”, com a altura mais baixa resultando em menor resistência aerodinâmica, o usuário pode optar pelos níveis “Comfort”, onde o sistema procura principalmente, compensar da melhor forma possível as irregularidades do terreno. No modo Sport, a altura é reduzida em 25 mm, o que otimiza a aderência e aumenta a performance nas curvas.
Nas duas opções de motores, o SUV tem tração permanente nas quatro rodas, o sistema 4MOTION. Ele é administrado por um diferencial Torsen de deslizamento limitado, o qual distribui a força do motor 60% para o eixo dianteiro e 40% para as rodas traseiras.
O Touareg conta também, com um programa de direção off-road, acionado por um controle giratório. Quando ativado, ele altera a configuração dos freios ABS e os sistemas EDS e ASR. Além disso, é ativado o sistema Hill Descent Assist, de assistência em decidas acentuadas, e altera o momento das trocas de marchas do câmbio automático.
São vários os equipamentos de segurança oferecidos para estes veículos: Area View, que permite uma visão abrangente de 360 graus em torno do veículo. O ACC (Adaptive Cruise Control – controlador de velocidade e distância) oferece auxílio ao motorista, acelerando e desacelerando o automóvel dependendo do fluxo de tráfego detectado pelo radar frontal. Front Assist, integrado ao ACC, atua como se fosse um “passageiro da frente sempre alerta”, ajudando a evitar colisões frontais, mesmo quando o ACC estiver desligado.
O Side Assist é usa dois sensores por radar de 24 GHz, posicionados na traseira. Eles monitoram a aproximação de outros veículos em ângulos cegos. Quando isso ocorre, o motorista é alertado por LEDs piscantes posicionados nos espelhos retrovisores externos. E o Rear Assist, o qual serve para auxiliar nas manobras de estacionamento, o sistema é dotado de sensores e de uma câmera posicionada na traseira. As imagens captadas são exibidas na tela do rádio, juntamente com linhas mostrando a vaga disponível e a direção que o carro irá tomar, de acordo com o posicionamento do volante.
O Touareg V6 tem preço sugerido de R$220.900, o módulo de segurança ACC e Side Assist custa R$13.510. Pelo Módulo Tecnológico (Area View/Dynaudio) é cobrado R$10.195 e o teto solar elétrico panorâmico custa R$7.820,00.
A versão com motor V8 custa R$ 267.990, para ela o módulo R-Line sai por R$21.285, ele inclui: Area View, Dynaudio, rodas de liga-leve 20”, bancos em couro bicolor, volante multifunção e detalhes de design exclusivos.