Novo Fiat Uno faz 15 anos
Novo Fiat Uno faz 15 anos. Será que ele superou o primeiro? As novas necessidades competitivas da indústria interromperam o processo antes do tempo, talvez não por outra razão.
De qualquer forma, há quinze anos, o modelo inspirado no Panda italiano era lançado no Brasil visando fazer a sucesso de sucesso do Uno e de combater o VW Gol.
Diferente do primeiro, o novo Uno não teve família, apenas uma versão furgão parecida com a antiga Fiorino. Nem um SUV compacto foi crido, como se especulou na época.
Novo Fiat Uno é lançado na Bahia e jornalistas especializados têm as primeiras impressões
Ou seja, em 2010, o novo Uno foi ofertado em quatro versões, sendo elas: Vivace 1.0 Flex, Uno Way 1.0 Flex, Uno Attractive 1.4 Flex e Uno Way 1.4 Flex.
O modelo oferecia múltiplas opções de personalização, tanto de elementos visuais quanto de itens de conveniência, além de 14 cores para escolher, entre lisas e metalizadas, sendo três delas novidade no portfólio da Fiat: Amarelo Citrus e Azul Splash, exclusivas para as versões Vivace e Attractive, e Verde Box para versões Way.
Na época o modelo também marcou a estreia de dois novos motores no mercado: o Fire 1.0 Evo e o Fire 1.4 Evo, ambos Flex. Aliados a modernas tecnologias, eles garantiam potência, economia de combustível e baixo nível de emissões.
Com o motor Fire 1.0 Evo, o modelo entregava 73 cv e 9,5 kgfm quando abastecido com gasolina. Já com etanol, o valor mudava para 75 cv e 9,9 kgfm. O motor Fire 1.4 Evo, o carro entregava 85 cv e 12,4 kgfm com gasolina e 88 cv e 12,5 kgfm de torque com etanol.
Em 2016, o modelo teve mudanças e ganhou renovações externas e em 2021 o modelo encerrava sua participação no mercado nacional.
Novo Fiat Uno em exibição na Bahia em 2010
Com esta alusão da saudação “Ciao”, que em italiano tem dois sentidos: pode ser usada tanto para cumprimentar alguém, quanto para se despedir, o modelo, fabricado de forma ininterrupta desde agosto de 1984 no Polo Automotivo de Betim (MG), o Fiat Uno acumula 4.379.356 unidades produzidas.
Todos somos Uno
Coube ao Uno o pioneirismo de diversas tecnologias na indústria. Sua carroceria sempre aliou design com versatilidade, sendo capaz de entregar espaço interno, visibilidade e conforto inigualáveis.
Em 1987 chegou o Uno 1.5 R, o Fiat mais rápido da marca, que fazia de 0 a 100 km/h em 12 segundos. O papel do Uno na democratização da mobilidade é indiscutível.
Em 1994, o Mille ELX se tornou o primeiro carro popular a disponibilizar ar-condicionado. No mesmo ano, e em uma época em que ninguém falava em downsizing, a Fiat surpreendeu o mercado ao lançar o Uno Turbo, que aliava performance e eficiência em um modelo que rapidamente se tornou o sonho de consumo dos brasileiros. Em 2013 terminava a primeira geração do modelo, marcada pela série especial Grazie Mille.
Fiat Uno Furgão foi uma versão pé-de-boi para o trabalho