Novo modelo de pedágio tem consulta pública

Suzuki Veículos apresenta nova versão Jimny Sierra 4You+
Suzuki lança Jimny Sierra 4You+
12/06/2024
Nissan Frontier Attack 2025
Nissan Frontier Attack 2025 tem novidades estéticas
13/06/2024
Novo modelo de pedágio tem consulta pública

Novo modelo de pedágio tem consulta pública

O Ministério dos Transportes iniciou uma consulta pública para definir o texto final da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que dispõe sobre o novo sistema de pedágio eletrônico.

A cobrança free flow possibilita ao condutor pagar só pelo trecho percorrido. A ideia é poder arrecadar sem a necessidade da parada ou redução de velocidade dos veículos, dispensando as praças.

Novo modelo de pedágio tem consulta pública aberta

A minuta do texto está disponível no site do ministério, e as sugestões poderão ser apresentadas ao longo dos próximos 30 dias por qualquer cidadão.

Posteriormente, elas serão avaliadas pela equipe técnica da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Segundo o ministério, a proposta apresentada na minuta foi elaborada a partir da experiência adquirida durante 15 meses na Rodovia Rio-Santos, no trecho da BR-101 entre Ubatuba (SP) e a cidade do Rio de Janeiro.

Veja mais: Duplo Chevron: um símbolo que resiste ao tempo

“Os resultados mostraram que a tecnologia dá mais fluidez no trânsito, diminui a emissão de carbono e permite uma cobrança mais justa para os usuários”, informou, em nota, a pasta.

Segundo o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, atualmente a cobrança do pedágio independe da quilometragem percorrida.

“Com a nova resolução, o condutor vai pagar só o que ele usou [percorreu]. Tem muitas pessoas que moram perto do pedágio, por exemplo, e vão ser muito beneficiadas”.

Como é o reconhecimento no pedágio free flow

Na proposta, placas dos veículos serão reconhecidas por um sistema que será concedido ao usuário o prazo máximo de 30 dias para o pagamento da tarifa.

Entenda: Brasileiro está fazendo mais seguro

Segundo o secretário-executivo do ministério, George Santoro, os dados dos usuários serão centralizados no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

“A passagem do motorista será registrada em sua carteira, para que posteriormente ele possa consultar um link de pagamento lá mesmo, evitando assim a multa”, explicou.

Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *