Volkswagen lança propulsor 1.6L com 16 válvulas, montado em bloco de alumínio, ele é comercializado com a Saveiro Cross e Gol Rallye
Texto: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
A VW lançou uma nova geração de motores de quatro cilindros, o 1.6L MSI, da família EA211. Este propulsor tem quatro válvulas por cilindro, 1.598 cm³ de cilindrada. Sua potência máxima é de 120 cv a 5.750 rpm, abastecido com etanol e de 110 cv na mesma rotação, com gasolina. O torque máximo é de 16,8 kgfm (E)/15,8 kgfm (G) ambos a 4.000 rpm.
Segundo divulgado, a partir de 2.000 rpm, mais de 85% do torque máximo está disponível. O bloco e cabeçote são feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. Comparado a um motor de mesma cilindrada com bloco em ferro fundido, o EA211 é 15 kg mais leve. Os cilindros têm 76,5 mm de diâmetro e 86,9 mm de curso. Combinada a essa característica está a vela de ignição colocada em posição central, entre as válvulas de admissão e escape.
As bielas foram melhoradas e possuem outro desenho, isso deixou as peças. 26% mais leves do que as convencionais, têm menor seção transversal e são guiadas no virabrequim (arvore de manivelas). Este por sua vez, tem menor quantidade de contrapesos e o diâmetro de seus mancais principais reduzido. O peso total do componente foi reduzido, isso proporcionou menores inércia e atrito, o que aumenta a eficiência do conjunto.
Duas válvulas são para admissão e duas para escape, o cabeçote tem comando de admissão variável, ela é contínua, com 50º de liberdade. A taxa de compressão é de 11,5:1, as válvulas são acionadas por balancins roletados (RSH, sigla para o termo alemão Rollenschlepphebel).
O cabeçote possui coletor de escape integrado, com refrigeração líquida. Há duas válvulas termostaticas, que gerenciam o sistema e permitem temperaturas diferentes para bloco e cabeçote.
O conversor catalítico (catalisador), instalado logo na saída do coletor de escape, assim, a chamada fase fria do motor dura menos e são reduzidas as emissões nesse estágio de funcionamento.
Outras soluções implantadas foram a tampa do cabeçote que integra os eixos de comando (admissão e escape) e os cames de acionamento das válvulas, polia do virabrequim trioval.
Sistema de velas aquecedoras que eliminam o tanquinho de gasolina para a partida a frio, galeria de injeção feita de material polimérico. Em principio este motor equipa a versão 2015 do Gol Rallye e da Saveiro Cross.