Novo Renault 5 E-Tech elétrico

Tiggo 7
Tiggo 7 ganha versão Sport
01/03/2024
Goodyear com Esquadrilha da Fumaça
04/03/2024

Novo Renault 5 E-Tech elétrico

Produzido na França, chega com um preço sugerido de 25.000 euros. Para chegar a este resultado foi necessária mobilização do Grupo

Vanguardista, versátil e econômico, essas são algumas qualidades do novo Renault 5. Desenvolvido em apenas três anos, em comparação com os quatro anos normalmente necessários, o compacto vem recheado de recursos de tecnologia elétrica e digital.

Leia mais: BYD Dolphin Mini chega por R$ 115 mil

Produzido na França, chega com um preço sugerido de 25.000 euros. Para chegar a este resultado no segmento dos compactos urbanos acessíveis, foi necessária uma mobilização excepcional de todo o know-how do Grupo, principalmente das empresas Renault, Ampere (a unidade de negócios do Renault Group especializada em veículos elétricos e do software) e Mobilize.

Normalmente o design do veículo é definido pela plataforma na qual será baseado, mas desta vez os engenheiros tiveram que imaginar a plataforma que corresponderia à paixão de Luca de Meo: uma maquete em resina imaginada pela área de Design Avançado.

Leia mais: Lançamento Renault Kardian

O Renault 5 E-Tech elétrico é o primeiro veículo totalmente concebido com base na nova plataforma AmpR Small da Ampere, dedicada aos veículos elétricos do segmento B. Isso faz dele um veículo único no mercado, permitindo que ele se beneficie de vantagens competitivas marcantes: assoalho plano, entre eixo mais longo (2,54 m), habitabilidade e volume do porta-malas (326 litros) otimizados, centro de gravidade mais baixo, peso menor (menos de 1.500 quilos), entre outros benefícios.

O propulsor do Renault 5 E-Tech 100% elétrico é mais compacto do que o do Megane E-Tech elétrico e do Scenic E-Tech elétrico, do qual é derivado. Ele será comercializado em três níveis de potência: 110, 90 ou 70 kW.

Extremamente versátil, o Renault 5 E-Tech elétrico se destaca na cidade mas também sabe pegar a estrada, com seu carregador CA 11 kW, o carregador CC de 80 ou 100 kW, além da bateria de 52 kWh, que dão a ele uma autonomia de até 400 km WLTP. Aspecto bem raro neste segmento de compactos urbanos elétricos, ele é até mesmo capaz de tracionar um reboque, com capacidade para rebocar até 500 kg.

O Renault 5 E-Tech elétrico será produzido no Norte da França, em ciclo curto por meio de um ecossistema compacto de fornecedores localizados em um raio de 300 km em torno do polo ElectriCity. Este compromisso com uma produção local e competitiva consagra o desenvolvimento de um verdadeiro “electric valley” na Europa, em um polo especializado na cadeia de valor dos veículos elétricos, contribuindo para garantir empregos e reduzir a pegada ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *