Não adianta negar o sucesso, lançado, em 1980, são mais de 3 milhões de unidades vendidas do Renault Master em mais de 50 países.
No mercado sul-americano, chegou em 1990. Agora, a utilitária mostra a quarta geração, prevista para ganhar às ruas em 2024.
Entre as inovações do recém-chegado está a fácil transformação interna em um verdadeiro escritório móvel. Basca rebater o encosto do banco central que se tem uma mesa de trabalho com um porta-notebook embutido. Já as tomadas USB-C permitem alimentar todos os tipos de dispositivos eletrônicos.
Leia mais: Minivan da Volvo chega em 2025
Estão disponíveis várias opções de bancos, como suspensos, giratórios, individual e mais três versões de bancos inteiriços, em duas versões de tecido ou couro artificial.
Na mesma linha de transformar o veículo em um espaço de trabalho ou de lazer, o volume dos porta-objetos foi ampliado em 25%, total de 135 litros.
Há quatro variantes da motorização Diesel Blue dCi com potências de 105, 130, 150 e 170 cv. A transmissão fica a cargo de uma caixa manual ou automática EAG9 com conversor de 9 velocidades. As versões 100 % elétricas do oferecem duas motorizações de 96 ou 105 kW, cada uma delas entregando 300 Nm de torque, sendo a primeira equipada com uma bateria com capacidade de 40 kWh (180 km de autonomia WLTP) e a segunda com uma bateria de 87 kWh (mais de 410 km de autonomia pelo ciclo WLTP).
Leia mais: O elétrico Renault Kwid E-Tech
Comercializado a partir do segundo trimestre de 2024, o Novo Renault Master foi pensado para ir mais longe, carregar mais e gastar menos, sendo o Aerovan perfeito de nova geração, com motorizações que oferecem várias opções de energia.