O que é verdade ou mentira sobre os pórticos nas rodovias?

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O que é verdade ou mentira sobre os pórticos nas rodovias?

O que é verdade ou mentira sobre os pórticos nas rodovias?

O modelo de pedágio sem cancela avança de forma acelerada no país. Mas, o que é verdade ou mentira sobre os pórticos nas rodovias? Impulsionado por projetos-piloto da ANTT, novos contratos de concessão e investimentos em tecnologia, o sistema de “free flow” já começa a substituir as praças tradicionais em rodovias federais e estaduais.

A tendência é de expansão rápida: estados como São Paulo planejam multiplicar o número de pórticos nos próximos anos, enquanto a adoção cresce entre motoristas, apesar da persistência de dúvidas sobre pagamento e fiscalização.

O que é verdade ou mentira sobre os pórticos?

Ao contrário do que muitos imaginam, o free flow não torna o pedágio gratuito: a cobrança continua existindo, apenas muda a forma de identificação, feita por TAG ou leitura automática da placa.

Também é mito que o modelo funcione apenas para quem possui TAG — qualquer veículo pode ser tarifado, e quem não tiver adesivo pode pagar posteriormente pelo site ou aplicativo da concessionária. Outro equívoco comum é acreditar que o sistema vai acabar imediatamente com todas as praças de pedágio, mas a transição é gradual e convivendo com estruturas tradicionais. Por fim, não há regra que torne o free flow mais caro: o valor depende de cada contrato e da política tarifária definida pelo órgão regulador.

O que muda, portanto, é a forma de cobrança. Agora, o usuário paga apenas pelo trecho percorrido, e não mais por toda a extensão da rodovia, como acontecia no sistema de pedágio anterior. As praças de pedágio das concessões antigas, aliás, estão sendo substituídas por pórticos. Com isso, o motorista não precisa mais parar.

Dá para ter algum desconto nos pórticos?

Nas rodovias da Concessionária Novo Litoral (CNL), em São Paulo, por exemplo, usuários com tag têm 5% de desconto no valor da tarifa. Usuários frequentes têm desconto progressivo de acordo com a quantidade de vezes que passam pelo pórtico: a partir da 21ª passagem no mês, o desconto chega a 20%.

Nas rodovias administradas pela Ecovias, são dois tipos de desconto: o de 5% na tarifa de veículos comerciais e de passeio, incluindo reboque e semi-reboque, se houver; e o desconto de usuário frequente, aplicados a partir da segunda passagem por uma mesma praça de pedágio, no mesmo sentido e dentro do mesmo mês. Esse benefício concede uma redução adicional e progressiva sobre o valor da última tarifa paga, chegando a 96%. Ao chegar à trigésima passagem, o valor com o desconto permanece fixo até o último dia do mês.

A Motiva oferece redução fixa de 5% no valor da tarifa para todos os veículos que utilizam a tag desde a primeira passagem. E até 20% para usuários frequentes. Passando pelo mesmo pórtico, no mesmo sentido e no mesmo mês, o desconto ganha 10% de desconto a partir da 11ª passagem, e de 20% a partir da 21ª passagem. Conheça as rodovias mais seguras e as piores do Brasil.

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