O que fazer quando a luz da injeção acender

Brasil com mais 10 mil eletropostos até 2025
Brasil com mais 10 mil eletropostos até 2025
17/11/2023
Fiat Fastback por R$115.990
Fiat celebra 50 mil Fastback produzidos
17/11/2023
O que fazer quando a luz da injeção acende?

O que fazer quando a luz da injeção acende?

O que fazer quando a luz da injeção acender

Geralmente, o alerta indica que algo não está funcionando corretamente no sistema de alimentação do veículo

É comum você está dirigindo e ser surpreendido com luz da injeção eletrônica acendendo no painel do carro. Isso pode ocorrer, principalmente, após um abastecimento em um posto desconhecido ou quando o sistema elétrico está sobrecarregado.

O que fazer quando a luz da injeção acende?

O que fazer quando a luz da injeção acende?

A luz serve para indicar que o sistema de controle do motor identificou alguma anomalia. Essa luz, muitas vezes rotulada como “Check Engine” ou “Injeção Eletrônica”, serve como um alerta para que você verifique o sistema do motor em busca de problemas.

Leia mais: Combustível mais limpo

Segundo o Coordenador de Treinamento da DPaschoal, Danilo Ribeiro: “A luz da injeção eletrônica é um indicador importante, pois pode indicar uma variedade de problemas no sistema de injeção do veículo. Quando o carro é levado a uma oficina ou a um profissional capacitado, é necessário conectar um scanner de diagnóstico ao carro, que permite ler os códigos de erro registrados pelo sistema e identificar a causa subjacente do problema. Às vezes, os códigos são simples e o reparo é relativamente fácil, como uma substituição de sensor ou uma limpeza de bicos injetores. Em outros casos, o diagnóstico pode ser mais complexo, envolvendo uma série de componentes do sistema de injeção.”

Leia mais: Dicas de revisão para comprar um usado

A luz da injeção eletrônica pode ser acionada por uma variedade de razões, desde problemas simples, como um bocal de combustível solto, até problemas mais complexos, como falhas nos sensores de oxigênio, no catalisador ou em outros componentes críticos do sistema de injeção. Por isso, é importante entender que a causa subjacente pode ser diversificada.

Veja algumas dicas para resolver o problema:

Intensidade e cor da luz: Muitas vezes, a causa subjacente não é um problema grave, mas deve ser diagnosticada e corrigida de maneira correta. Vale reforçar que existem 3 cores de luz de advertência em todos os veículos, verde (tudo normal), amarelo (Atenção) e vermelho (Pare), ou seja, somente a vermelha indica algo crítico e que você deve parar o veículo imediatamente.

Continue dirigindo: A menos que o carro esteja apresentando sérios sintomas de mau funcionamento, como perda de potência, barulhos estranhos ou vibrações, é geralmente seguro continuar dirigindo de forma moderada até chegar a uma oficina.

Desconfie do combustível e veja a tampa do tanque: às vezes, a luz da injeção pode se acender devido a problemas simples, como a tampa do tanque de combustível não fechada. Água ou má mistura também acionam o alerta. Um nível muito baixo de combustível pode causar problemas no sistema de injeção. Certifique-se de que há combustível suficiente no tanque.

Religue o motor: Às vezes, a luz da injeção eletrônica pode acender devido a leituras momentâneas dos sensores.

Scanner OBD-II: A melhor abordagem é utilizar um scanner de diagnóstico OBD-II (On-Board Diagnostics). Muitas oficinas de automóveis ou lojas de autopeças oferecem esse serviço gratuitamente. O scanner lê os códigos de falha armazenados no sistema e fornece informações mais precisas sobre a origem do problema.

Leia mais: Significado das luzes do painel acesas em um carro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *