Independente de o veículo ser novo, seminovo ou usado, é necessário ficar sempre atento à manutenção. O recomendado é verificar periodicamente diversos itens do motor e da suspensão, por exemplo.
Parte do sistema de suspensão, os amortecedores são responsáveis não só pelo conforto, mas também segurança dos ocupantes, pois amortecedores e molas desgastados provocam perda do controle do veículo.
Há outros itens, que devem ser verificados, entre eles, os filtros de óleo, óleo do motor, filtros de combustível, de ar e de cabine (filtro do ar-condicionado), que merecem atenção. “O óleo do motor tem como função lubrificar as peças e, assim, evitar o atrito entre componentes móveis, o que resultaria em aquecimento e até leva a fundir o motor”, adverte Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
Já o filtro de combustível serve para reter impurezas contidas no combustível. “Esquecer a troca do filtro de combustível pode resultar em saturação do filtro e prejudicar o rendimento e consumo do veículo”, explica ele.
O motor ainda depende de outro filtro para o seu bom funcionamento, o do ar, que impede que micro partículas penetrem no sistema de alimentação durante a fase aspiração desse ar que vai compor a combustão. Caso isto ocorra, pode, por exemplo, provocar desgaste prematuro de cilindros é anéis de segmento.
Ainda é necessário ter atenção com o filtro de cabine, também conhecido como filtro anti polén, ou filtro do ar-condicionado. Ele é essencial para assegurar que fungos e ácaros não venham prejudicar a saúde dos ocupantes do veículo.
Além destes componentes, há outros diversos itens que devem ser revisados na hora da manutenção preventiva, ou após adquirir um automóvel usado ou seminovo.
Na parte do motor, com auxilio de um reparador de confiança, verifique as velas, pois de acordo com as condições das velas é possível projetar a quilometragem do veículo e também se foi abastecido com combustível de má qualidade.
As correias, do alternador, de acessórios e a de sincronismo, também conhecida como correia dentada devem ser revisadas periódicamente.
Um automóvel, além de responder bem quando pressionar o acelerador, também é necessário parar com segurança. Sendo assim revise todo o sistema de freio, o que inclui discos, pastilhas, lonas e o freio de estacionamento.
E além dos itens da mecânica do automóvel, não se esqueça de verificar a documentação e estado da lataria. Assim irá realizar uma ótima compra.
A Nakata disponibiliza um blog com uma série de dicas sobre manutenção preventiva de veículos.
Por: AutoAgora.com.br/ Fotos: Arquivo AutoAgora