A Jaguar Land Rover trabalha há vários anos em parceria estratégica com a NVIDIA, desenvolvedora de inteligência artificial (IA) e computação acelerada, para desenvolver e fornecer em conjunto sistemas de condução automatizada de última geração, além de serviços e experiências habilitados para IA.
Este novo acordo contempla que, a partir de 2025, todos os novos veículos Jaguar Land Rover serão construídos na plataforma definida pelo software NVIDIA DRIVE, o qual entrega um amplo espectro de segurança ativa, sistemas automatizados de direção e estacionamento, bem como sistemas de assistência ao motorista. Dentro do veículo, o sistema fornecerá recursos de IA incluindo monitoramento de motorista e passageiro, bem como visualização avançada do ambiente do veículo.
Esta solução full-stack é baseada no NVIDIA DRIVE Hyperion, que apresenta computadores AV centralizados DRIVE Orin; softwares DRIVE AV e DRIVE IX; segurança, proteção e sistemas de rede; além de sensores surround. DRIVE Orin é o cérebro de IA do carro e executa o sistema operacional Jaguar Land Rover, enquanto o DRIVE Hyperion é o sistema nervoso central.
A Jaguar Land Rover também aproveitará soluções de data center desenvolvidas internamente com NVIDIA DGX para treinamento de modelos de IA e software DRIVE Sim construídos no NVIDIA Omniverse para simulação fisicamente precisa em tempo real. Os recursos definidos por software da Jaguar Land Rover e sua arquitetura de verificação e validação de ponta a ponta permitirão a entrega de serviços inovadores de direção assistida e automatizada ao longo da vida útil do veículo por meio de atualizações de software over-the-air (OTA).
A NVIDIA trabalha com outras fabricantes de automóveis como Volvo Cars e Hyundai no desenvolvimento de soluções para a implementação da direção autônoma.
Por: Redação-AutoAgora.com.br / Foto: Divulgação