Pedágio mais em conta e mudanças na Raposo Tavares. O Governo de São Paulo incorporou a isenção de pedágio para motociclistas como diretriz nos contratos de concessão firmados a partir de 2023.
A medida está prevista nas concessões dos lotes Litoral Paulista, Rota Sorocabana e Nova Raposo, Mogiana e Circuito das Águas.
Logo, além disso, a isenção motos também está sendo analisada, como nos contratos do Rodoanel Norte e da Econoroeste.
Outro fator importante é o pedágio eletrônico (free flow), sistema que dispensa praças e realiza a tarifação de forma automática, por meio de pórticos.
A cobrança de carros e veículos maiores será feita de forma proporcional à distância percorrida, sem a necessidade de praças físicas, assegurando que cada usuário pague apenas pelo trecho utilizado.
Essa mudança é fundamental para a futura implantação do free flow. Com isso, todos os usuários das rodovias estaduais paulistas passarão a pagar o mesmo valor por quilômetro rodado, garantindo mais justiça e previsibilidade ao sistema, além de melhorar o fluxo nas vias, eliminando paradas, reduzindo o risco de acidentes e aumentando a segurança viária.
Quem trafega pelas marginais urbanas de Sorocaba continuará isento de pedágio com a nova concessão da Rota Sorocabana.
O modelo preserva a gratuidade dos deslocamentos dentro da cidade, garantindo que moradores e trabalhadores que utilizam as vias marginais não serão impactados com a implantação do novo sistema eletrônico de cobrança.
A concessão da Rota Sorocabana prevê R$ 8,8 bilhões em investimentos em 460 quilômetros de rodovias, beneficiando diretamente 17 municípios. Em Sorocaba, estão previstas melhorias como a ampliação de faixas na Castelinho, novo acesso na Rodovia Celso Charuri, atendimento médico e operacional 24 horas e a implantação de marginais contínuas na Raposo Tavares.