O conversor catalítico, ou catalisador, é um dispositivo instalado no escapamento com a função de transformar substâncias poluentes em gases menos nocivos à atmosfera.
Ele funciona com plena capacidade quando está bem aquecido, por isso, nos veículos mais modernos a peça está colocada bem no centro do motor. Produzido com metais nobres, onde na maioria dos carros ele possui um alto custo.
Para aumentar a vida útil do catalisador é necessário utilizar combustível de excelente qualidade, assim ele pode durar mais de 80.000 quilômetros. Nos veículos onde está instalado próximo ao assoalho, ele pode ser danificado por pedras, lombadas não homologadas, buracos e valetas.
Evite também, entrar em poças de água profundas e andar em alagamentos. Catalisador danificado perde a eficiência, já que seus elementos internos se desfazem e não conseguem mais transformar os gases, roubando a potência do motor. É recomendado que nas revisões do veículo, fique de olho no funcionamento do catalisador para evitar possíveis transtornos futuros.
Imagem Fonte: Umicore