Levantamento divulgado pelo Zul+, maior plataforma de serviços automotivos do Brasil, indica que o contribuinte paulista tem preferido parcelar o pagamento do IPVA, em vez de pagar a cota única com desconto.
Leia mais: Casual da Jeep no Mercado Livre
Pelo segundo ano consecutivo, o volume de clientes do aplicativo que optou pela modalidade estendida ficou na média de 60%. O resultado é praticamente o inverso do que fora observado em 2021 e 2022, quando a cota única com desconto teve a preferência de 55% dos clientes que fizeram o pagamento do tributo por meio do Zul+, ante a 45% que optaram pelo parcelamento.
Leia mais: Goodyear homologa pneu para ônibus elétrico
“Os dados deste ano de 2024 confirmaram uma tendência de mudança de comportamento entre os nossos usuários que já se revelava em 2023. Dentre as possíveis razões, podemos destacar a valorização do preço dos automóveis, que se mantém em alta desde a pandemia, aliado a uma necessidade maior de destinar recursos para outras obrigações”, observa André Brunetta, co-fundador do Zul+ e diretor de Inovação e Digital da Estapar – proprietária da marca Zul.
Tal conclusão, segundo ele, leva em conta o fato de que não houve mudanças em relação ao percentual de desconto oferecido pelo governo estadual (que se manteve em 3%) de 2023 para 2024, nem mesmo alterações significativas nas regras de cobrança do tributo.
Outra tendência verificada é o crescimento do número de motoristas que tem optado pelo uso do app para ficar em dia com o IPVA, independentemente da modalidade de pagamento escolhida. No comparativo a 2022, o volume de cadastros efetuados saltou 100% neste ano. Uma das causas, na avaliação de Brunetta, seria a comodidade oferecida ao usuário, que tem possibilidade de estender em até 12 vezes o pagamento, além de poder incluir no saldo valores referentes a multas e licenciamento do veículo.