As mil e uma versões do Peugeot 402
Peugeot 402 faz 90 anos e reforça a revolução da estética automotiva. Em 1935, a Peugeot lançou o elegante 402, influenciado pelo design dos salões americanos.
Com linhas curvas, perfil arredondado, para-brisa dividido e seis janelas, o modelo trouxe inovações que influenciaram o design automotivo.
O modelo foi apresentado no Salão do Automóvel de Paris em 1935, substituindo os modelos 401 e 601. Henri Thomas, chefe do Departamento de Design de Carroceria, criou formas fluidas e equilibradas, eliminando estribos laterais e integrando faróis e lanternas na carroceria pela primeira vez.
O estilo ‘Streamline Moderne’ e o ‘Art Déco’ marcaram as influências estéticas, conferindo modernidade, velocidade e dinamismo ao carro.
Comercializou o 402 em várias silhuetas, incluindo Interior Drive, Coach Cabriolet, Roadster, Commercial e o 402 L para táxi e limusine. O Eclipse destacou-se com sua capota rígida retrátil.
O Peugeot atingia 120 km/h, ele era equipado com motor de quatro cilindros e 1.991 cm³. Entretanto, o protótipo 402 Andreau, conhecido como N4X, alcançava 140 km/h.
Entre os lugares de aparição do 402 estiveram os filmes de Hollywood, como “Meia-noite” (1939) e “Os homens preferem as loiras” (1953).
No esporte, o PEUGEOT 402 Darl’Mat teve destaque nas 24 Horas de Le Mans, com vitórias na categoria de 2 litros.