,Posicionada entre as picapes compactas e médias é oferecida com motor diesel e flex, câmbio manual e automático, tração 4X2 e 4X4 e suspensões independentes dianteira e traseira
Texto: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Dia 16/02, em Campinas (SP), a Fiat mostrou para a imprensa especializada a picape Toro. Ela foi desenvolvida no Brasil e traz design exclusivo. É fabricada na unidade industrial de Goiana (PE), onde a empresa produz o Jeep Renegade.
A picape é um veículo novo da marca, o que fica bem evidente no visual dianteiro. A parte superior tem dois filetes de luzes em Led (Split Lightning), um de cada lado, que quando aceso remete ao olhar de um touro. Eles são unidos por um friso cromado, o logo da Fiat aparece no meio.Uma grande grade frontal preta está no centro, e os faróis nas laterais. A parte inferior do para-choque é na cor preta com luzes de neblina nas pontas.
Nas laterais, os filetes em Led invadem os para-lamas dianteiros, vincos na região das maçanetas, que se unem com as lanternas que avançam na carroceria, e outro mais acentuado no centro da porta, as caixas de rodas são alongadas.
A traseira tem as lanternas nas colunas invadindo a tampa, ela é dividida em duas partes e abre como a porta de um armário. A maçaneta central ostenta o logo Fiat e o para-choque na cor preta com refletores nas extremidades completam o conjunto.
O interior tem o painel com instrumentos grandes, no centro tela que mostra as informações do computador de bordo. São várias as funções, consumo médio, instantâneo, inclusive velocímetro digital. A central multimídia aparece no centro do painel, entre as saídas de ar, que estão também nas extremidades. Os comandos do computador de bordo e sistema multimídia estão no volante, e a versão com o câmbio automático tem borboletas para a troca das marchas.
Tem comprimento de 4.915 mm, largura de 1.844 mm, altura de 1.680 mm, para um entre-eixos de 2.990 mm. A altura mínima do solo é de 206 mm. O volume da caçamba é de 820 litros e o tanque de combustível recebe até 60 litros.
A opção Flex utiliza o propulsor 1.8 E.torQ EVO VIS (Variable Intake System), comparado ao utilizado no Renegade, ganhou comando variável. Sua potência é de 135 cv (G)/139 cv (E) a 5.750 rpm e torque de 18,8 kgfm (G)/19,3 kgfm (E) a 3.750 rpm. Este propulsor é oferecido com câmbio Aisin automático de 6 marchas. Apesar das modificações, não eliminaram o tanquinho de gasolina para auxiliar na partida a frio.
Há opção de propulsor turbo diesel 2.0 16V, importado da Itália, entrega 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, neste caso a transmissão pode ser manual de 6 marchas e tração 4X2 ou 4X4 e automático de 9 velocidades (AT9). A direção utiliza assistência elétrica progressiva.
Com capacidade para carregar 1 tonelada, os engenheiros optaram por utilizar na picape suspensões independentes, McPherson na dianteira e Multi-link na traseira. Os freios são a discos na dianteira e tambor na parte de trás.
No evento de lançamento da Toro, a Fiat promoveu o teste drive nas ruas de Campinas. A versão testada foi com propulsor diesel e câmbio manual de 6 marchas.
Por dentro o veículo agrada. Os bancos são fáceis de ajustar, a sensação é de estar em um modelo mais alto.
O motor diesel é bem ajustado, proporciona bom arranque, desenvolve velocidade facilmente. Na velocidade média de 60 km/h, em quinta marcha, trabalha nos 1.500 rpm.
Ao passar em valetas e lombadas, as suspensões cumprem bem o papel de evitar desconforto aos ocupantes. Merece uma avaliação mais detalhada, porém a primeira impressão é de ser um veículo confortável e visual moderno.
Preços e versões
A opção Freedom tem preço sugerido de R$ 76.500, é oferecida com motor 1.8 16V Flex e câmbio automático de 6 marchas (AT6). Entre os equipamentos de série traz:
Controlador de velocidade
Computador de bordo (distância, consumo médio/instantâneo e autonomia)
Quadro de instrumentos personalizável de 3,5 polegadas em TFT (com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa)
ESC (controle eletrônico de estabilidade)
Hill Holder (auxiliar de partida em subidas)
Rádio Connect com comando no volante, ele tem regulagem de altura e profundidade
Banco do motorista com regulagem de altura
Abertura elétrica do bocal de abastecimento
Ar-condicionado
Direção elétrica
Fixação Isofix para cadeira infantil
Vidros e travas elétricas automáticas (fecham a 20 km/h)
Sensor de estacionamento traseiro e revestimento de caçamba
Toro Opening Edition 1.8 16V Flex AT6
Também com motor 1.8 Flex 16V e câmbio automático de 6 marchas, a série especial de lançamento Opening Edition sai por R$ 84.400 e traz ainda:
Rodas de liga leve de 16” com parafusos anti-furto
Faróis de neblina
Retrovisores elétricos rebatíveis com tilt down e luz de conforto
Capota marítima na caçamba
Ar-condicionado dual zone
Câmera de ré
Volante em couro com borboletas (paddle shifters) para troca manual das marchas
Central multimídia Uconnect Touch NAV 5”
Caracterizações exclusivas da versão, revestimentos internos, protetor de soleira e emblemas alusivos a série especial
Com preço sugerido de R$ 93.900 (tração 4X2), traz todos os equipamentos da Freedom 1.8 Flex, e ainda:
Skid Plate integrado ao para-choque dianteiro,
Rodas de aço de 16” Super Spoke e protetor de cárter
Com tração 4X4 custa R$ 101.900, nela incluíram:
Hill Descent Control (controle automático em descidas íngremes no fora de estrada) Retrovisores externos elétricos com memória (tilt down / rebatimento / luz de conforto) Brake light, alarme e iluminação de caçamba
A opção topo de linha custa R$ 116.500, além dos equipamentos das outras duas versões vem com:
Ar-condicionado dual zone
Rodas de liga leve de 17”
Câmera de ré
Central multimídia Uconnect Touch NAV de 5”
Quadro de instrumentos com display em TFT de 7” colorido
Faróis de neblina cornering (que acompanham as curvas)
Faróis principais com DRL (LEDs de segurança diurnos)
A Fiat oferece 3 anos de garantia para a Toro, o cliente pode optar pela extensão da garantia para mais um ou dois anos. Ainda lança o plano de revisão sob medida, onde o proprietário pode comprar pacotes de revisões programadas de acordo com o perfil de uso e motorização. São pacotes de duas a dez revisões para a versão Flex e de duas a cinco revisões para as versões Diesel.
Com o lançamento da Toro, a Fiat passa a disputar um segmento recém criado de picapes, pois ela não é compacta igual a Strada e também não é média como S10, Hilux, Ranger.
Em principio a concorrência direta é com a Renault Orock, derivada do Duster, lançada o ano passado.
As expectativas são boas, comercializar 50.000 unidades por ano, exportar para os países da América do Sul, começa com a Argentina, levar para os Estados Unidos e Europa.
E o público alvo, em principio será o de compradores de SUV’s compactos, tanto que eles chamam a Toro de “SUP’ -Sport Utility Pick-up, ou seja, uma picape utilitária esportiva.