Plásticos reciclados crescem na indústria
Plásticos reciclados crescem na indústria automotiva. Ou seja, o produto aumenta a eficiência e reduz o peso dos veículos.
Além disso, a sustentabilidade se tornou prioridade, e o uso de plásticos reciclados está ganhando espaço em componentes internos, acabamentos e suportes, atendendo às exigências ambientais globais.
Grandes montadoras já incorporam plásticos reciclados sem comprometer a qualidade, a segurança e a durabilidade dos veículos.
O avanço das tecnologias de reciclagem tem permitido que o material seja reaproveitado de maneira eficiente, promovendo a economia circular no setor.
Segundo o estudo Monitoramento dos Índices de Reciclagem Mecânica de Plásticos Pós-consumo no Brasil, desenvolvido pela MaxiQuim para o Movimento Plástico Transforma, a indústria automotiva consumiu 71 mil toneladas de resinas recicladas pós-consumo em 2023.
Desse total:
O uso de plásticos reciclados na fabricação de veículos não apenas reduz os custos de produção, mas também contribui para a preservação ambiental.
Para Simone Carvalho, do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma, essa tendência pode transformar o mercado global:
“O setor automotivo tem uma oportunidade única de se beneficiar ainda mais do uso de plásticos reciclados. Isso reduz custos e melhora a sustentabilidade.
Com soluções mais verdes, a indústria não só protege o meio ambiente, mas também impulsiona a economia circular, tornando o setor mais eficiente e sustentável.”
Para aprofundar a discussão sobre o uso do plástico no setor automotivo, o Movimento Plástico Transforma lançou o e-book Plásticos em Movimento.
O material traz informações sobre sustentabilidade e inovação tecnológica na indústria automotiva. Clique aqui para acessar o e-book.
Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma promove conteúdo e ações educativas sobre o impacto positivo do plástico quando utilizado de forma responsável.
A iniciativa, que faz parte do PICPlast – parceria entre ABIPLAST e Braskem, já impactou milhares de pessoas com projetos voltados para a reciclagem, reutilização e descarte correto do plástico.