Porsche iluminado e passeio de ‘busão’. Guia para ver o Natal

A MG Motor alcançou um marco histórico em 2025 ao somar 300 mil veículos vendidos na Europa, incluindo o Reino Unido
MG Motor alcança 300 mil veículos vendidos na Europa em 2025
23/12/2025
A MG Motor alcançou um marco histórico em 2025 ao somar 300 mil veículos vendidos na Europa, incluindo o Reino Unido
MG Motor alcança 300 mil veículos vendidos na Europa em 2025
23/12/2025
Porsche iluminado e passeio de 'busão'. Guia para ver o Natal

Porsche iluminado e passeio de 'busão'. Guia para ver o Natal

O Porsche Center Salvador marcou presença na carreata iluminada da capital baiana. O destaque foi um modelo Carrera S especialmente personalizado para o evento.

Os veículos, totalmente iluminado, atraíram olhares ao longo de todo o trajeto, reforçando o clima festivo. Ao todo, 50 carros da marca desfilaram.

A ação integrou a programação do Natal Salvador, promovido pela Prefeitura, que segue movimentando a cidade com uma agenda cultural intensa até o dia 6 de janeiro. Desde a abertura oficial, o Centro Histórico e outros pontos da capital vêm recebendo shows de luzes, música, apresentações artísticas, presépios e atividades para todas as idades.

Guia do Natal Iluminado em SP

O Natal Iluminado 2025 começou e as iniciativas seguem até 6 de janeiro de 2026. Segundo a FGV, o evento e a virada devem movimentar R$ 2 bilhões.

Para este ano (2025), a prefeitura criou Vilas de Natal distribuídas tanto no centro quanto na periferia. Na Zona Leste, por exemplo, a Praça do Forró, em São Miguel Paulista, recebe uma grande ação natalina, com apresentações culturais, de orquestra e outras atrações. Já o Parque do Carmo, em Itaquera, abre a visitação gratuita ao Castelo Rá-Tim-Bum. Há também uma árvore de Natal de 16 metros e a Casa do Papai Noel.

Na disputada Avenida Paulista, a sensação são os 290 arcos luminosos que formam um túnel contínuo. O percurso começa na altura do Parque Trianon/MASP, onde haverá apresentações no vão livre.

 

Edifício Martinelli recebe iluminação de Natal

Toda a imponente fachada do Martinelli recebeu uma decoração especial composta por 100 refletores, mil unidades de strobos, 300 metros de cascata e 250 metros de cortina de LED. Com isso, a iluminação do edifício tem as cores verde e vermelha em movimento, criando um espetáculo visual no coração da cidade.

A equipe mobiliza 25 funcionários diretamente e outros 40 indiretamente, que instalam 3 quilômetros de cabos e 3 quilômetros de cabos de aço, além de operar equipamentos de alta tecnologia para garantir a segurança e o efeito visual desejado.

Idealizado pelo imigrante italiano Giuseppe Martinelli e projetado pelo arquiteto húngaro William Fillinger, o Edifício Martinelli começa a ser construído em 1924 e fica pronto em 1934, com 30 andares e 105 metros de altura.

Em 1975, foi desapropriado pela Prefeitura de São Paulo e completamente reformado pelo prefeito Olavo Setúbal, sendo reinaugurado em 1979. Hoje, o Martinelli é sede de diversas secretarias e empresas públicas municipais. No 26.º andar, existe um terraço com visão panorâmica da cidade.

Passeio de ônibus Pela Cidade Luz

Com ônibus elétricos de 15 metros, a Prefeitura de São Paulo e a operadora Ambiental Transportes Urbanos oferecem uma linha exclusiva que conecta as atrações natalinas: a Circular 2002-31 (Terminal Parque Dom Pedro II/Natal Iluminado). Para tanto, os ônibus silenciosos, da Eletra, com motores e baterias, partem todas as noites do Terminal Parque Dom Pedro II.

No trajeto, os passageiros podem apreciar vistas e atrações deslumbrantes, como os presépios e as decorações ao ar livre no Pátio do Colégio (berço da metrópole), no Largo de São Bento, na Praça da República, no Fórum João Mendes e na sede da Prefeitura de São Paulo.

O percurso inclui ainda a Avenida Paulista e o Parque Ibirapuera, com sua gigantesca árvore de Natal e enfeites.

A linha funciona todos os dias até 6 de janeiro de 2026, sempre das 18h às 23h, com partidas, em média, a cada meia hora. Saída da plataforma 6, parada 60, do Terminal Parque Dom Pedro II.

É preciso pagar o ônibus?

A tarifa é a normal do sistema, de R$ 5,00, de segunda-feira a sábado, respeitando as gratuidades vigentes na cidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *