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28/11/2025
Prefeitura de SP suspende rodízio no fim do ano
A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (27) que vai suspender o rodízio municipal de veículos para automóveis entre 22 de dezembro de 2025 e 9 de janeiro de 2026, período em que o fluxo de carros costuma diminuir. A decisão foi publicada no Diário Oficial do município.
O rodízio volta a vigorar no dia 12 de janeiro de 2026.
As restrições para veículos pesados (caminhões) seguem inalteradas, assim como as regras da Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e da Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).
Prefeitura de SP suspende rodízio de veículos no fim do ano; veja as datas
A Operação Horário de Pico — nome oficial do rodízio municipal — restringe a circulação de veículos no Centro Expandido das 7h às 10h e das 17h às 20h. O limite envolve o chamado Minianel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.
A prefeitura reforçou que trafegar em locais e horários proibidos configura infração média, com multa de R$ 130,16 e acréscimo de 4 pontos na CNH.
Por que existe o rodízio de veículos em São Paulo
O rodízio municipal de veículos foi criado para reduzir congestionamentos e melhorar a qualidade do ar na capital paulista. A medida surgiu no fim dos anos 1990, quando São Paulo enfrentava níveis críticos de trânsito e de poluição. A prefeitura adotou o sistema para controlar o excesso de carros em circulação, especialmente nos horários de pico.
A ideia original do rodízio era retirar parte da frota das ruas diariamente, usando o final da placa para definir a restrição. Com isso, a cidade conseguiria aliviar o tráfego no Centro Expandido, reduzir emissões de poluentes e estimular o uso do transporte coletivo e de alternativas como caronas e táxis.
Mesmo com novas obras viárias e mais opções de mobilidade, o rodízio permanece em vigor. A frota de São Paulo continua crescendo e os picos de congestionamento seguem entre os maiores do país. Segundo a prefeitura, limitar a circulação de 20% dos veículos por dia ainda é uma das formas mais eficazes de manter o trânsito estável e contribuir para metas ambientais.
