É comum ver no saguão do Daimler Truck Campus, ao redor do primeiro veículo da história, visitantes e familiares fazendo fotos.
Trata-se de um passeio tradicional, na Alemanha, ver a exibição do primeiro caminhão já construído, ou mais precisamente, uma réplica detalhada.
Porém, mesmo com o início das férias de verão na Europa, a atração, que completará 130 anos em 2026, fez uma pausa para se revigorar.
Os técnicos restaurarão o caminhão, considerado um marco técnico na história do automóvel, ao longo das próximas semanas.
Portanto, agora, eles colocarão o veículo artesanal novamente em condições de funcionamento.
Os especialistas querem garantir que o veículo não seja apenas preservado em exposição, mas também volte a rodar por conta própria.
Toda a operação ficará sob a orientação de instrutores experientes em veículos clássicos e integrado com um time de aprendizes de mecânica.
Com isso, o projeto pretende unir tradição automotiva, formação moderna e troca de conhecimentos entre gerações.
O retorno está previsto para a próxima semana, no evento Spitzkraut Classics, no outono europeu.
Por incrível que pareça, o modelo que está na fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, não foi produzido pela Mercedes, mas sim pela Daimler de 1909.
A Daimler criou o modelo antes de se fundir com a Benz e antes de inaugurar a planta brasileira, em 1956, com a produção do caminhão L-312.
Portanto, a fábrica de São Bernardo do Campo, maior centro de produção de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz fora da Alemanha, exibe uma relíquia em homenagem a Gottlieb Daimler, um dos fundadores da empresa.