Produção de veículos cai 99% no mês de abril por causa da pandemia

Renault Captur, Kwid e Stepway com preço de nota fiscal de fábrica
Renault Captur, Kwid e Stepway com preço de fábrica
11/05/2020
FCA Fiat Chrysler Automóveis retoma produção no Brasil
FCA Fiat Chrysler Automóveis retoma produção no Brasil
12/05/2020

Produção de veículos cai 99% no mês de abril por causa da pandemia

A produção de veículos no Brasil registrou o pior resultado da história. Isso ocorreu porque as fábricas estão paradas respeitando a quarentena

A produção de veículos caiu 99% no mês de abril. Isso já era esperado, pois a maioria das fabricantes de autoveículos está com as linhas de produção paradas.

Em abril foi produzido um total 1,8 mil unidades de veículos leves e pesados. Já em março, por exemplo, o total foi 189,9 mil veículos.

O levantamento divulgado pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores),  na última sexta-feira (08/05) mostra que a produção foi de 1 mil automóveis, 403 caminhões e 396 ônibus.  

Sendo assim, o pior do ano, desde 1957 quando a entidade passou a divulgar os resultados obtidos mensalmente.

Empregos preservados

A produção de veículos cai 99% no mês de abril por causa da pandemia. Apesar da queda as fabricantes de veículos instaladas no Brasil, mentem os trabalhadores em seus quadros. No mês de abril o quadro de colaboradores somou 125,3 mil, o que representa 400 vagas a menos, ou seja 0,3% menor ao comparar com março.

Porém, na comparação com o mês de abril do ano passado, na época o total de funcionários somava 130,2 mil, neste caso a queda foi de 3,7%.

Investimentos congelados

A produção de veículos cai 99% no mês de abril por causa da pandemia. E uma das conseqüências desta queda, é o congelamento dos investimentos. “O que observo entre as associadas da Anfavea é que elas não declinaram os investimentos, só congelaram. Estão aguardando o fim das restrições para reposicionar estes valores e prioridades”, explica Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea.

Já a outra conseqüência é que a entidade vai intensificar o trabalho nos projetos de renovação da frota. Isso porque esta proposta é estudada há vários anos, porém, nunca saiu do papel.

Segundo Moraes, a crise criada em torno do Covid-19 vai fazer com que o processo seja acelerado, ele pode servir como ferramenta para aquecer o mercado .

Queda nas exportações

Com as indústrias paradas, a queda não foi só para o mercado interno. O total de autoveículos embarcados para outros mercados em abril apresentou queda de 76,6%, isso comparado com os 30,7 mil veículos que foram exportados no mês de março. Ao comparar com abril de 2019, a queda é de 79,3%.

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *