
Concessionárias de veículos abrem nesta sexta-feira
05/06/2020
Nissan retoma a produção nas fábricas da América Latina
08/06/2020

Em maio, com a retomada gradual das atividades nas fábricas de automóveis, a produção cresceu
Por causa da pandemia do coronavírus, a maioria das fabricantes de veículos instaladas no país paralisou as linhas de montagem. Isso ocorreu desde a segunda quinzena de março. Sendo assim, em abril foram fabricados 1,8 mil autoveículos.
Já no mês de maio, a produção de veículos volta a subir. Segundo dados divulgados hoje pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), foram produzidos 43,1 mil veículos.
Em relação a maio do ano passado, este total representa uma queda de 85%, isso porque no mesmo mês do ano passado foram fabricadas 275,7 mil unidades.
Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, explica que todas as fábricas de caminhões retomaram as operações, porém, há ainda unidades produtivas de automóveis e veículos leves fechadas. “Das 15 fábricas só de veículos leves que temos no Brasil, sete já retornaram e oito só voltam às atividades em meados de junho”.
Mesmo com a produção baixa, o estoque de veículos em maio foi de 200,1 mil unidades, sendo que, 135,9 mil estão nas concessionárias. Já outras 64,2 mil unidades estão nos vários pátios das fabricantes de veículos. Este total estocado representa 97 dias de vendas.
A produção de veículos volta a subir, mas mesmo assim, no acumulado do ano, o resultado é negativo. Isso porque, no período entre janeiro e maio, foram produzidas 630,8 mil unidades. Este total representa queda de 49%, ao comparar com o mesmo período de 2019. Naquela época a produção somou 1,241 milhão de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
