Produção em alta de 9,7% e Brasil na 8ª posição no ranking mundial. A fabricação total de 2,550 milhões de autoveículos em 2024 marcou um aumento de 9,7% em comparação com 2023.
O número põe o Brasil como o oitavo maior produtor do mundo. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA).
Nos emplacamentos, o ano fechou com 2,635 milhões de unidades, um aumento de 14,1% em relação ao ano anterior.
Esse crescimento faz do Brasil o mercado automotivo que mais cresceu em 2024, com o maior aumento no ritmo de vendas.
O destaque de 2024 foi a soma de vendas de veículos novos e usados, que atingiu a marca histórica de 14,4 milhões.
As exportações de dezembro reforçaram o viés de alta do segundo semestre, compensando o fraco desempenho do primeiro semestre.
Foram enviados 398,5 mil autos para outros países, com a Argentina e o Uruguai, compensando as quedas para outros países da América Latina.
As importações atingiram o melhor patamar dos últimos 10 anos, com 466,5 mil emplacamentos e um aumento de 33%, impulsionadas pela entrada massiva de veículos eletrificados, principalmente da China.
O presidente da ANFAVEA explicou que “neste ano é preciso reequilibrar os volumes de exportações e importações para evitar um novo déficit na balança comercial, como ocorreu em 2024…
…Temos um Imposto de Importação muito baixo para elétricos e híbridos, o menor entre os países que fabricam veículos, o que nos torna um alvo preferencial de empresas importadoras, em prejuízo de nosso parque industrial e dos nossos empregos”.
E assim, 2024 se consolidou como um ano de crescimento e desafios para a indústria automotiva brasileira.