Projeto proíbe carro com mais de 12 anos nas autoescolas

Avaliação: Fiat Cronos Drive 1.3 Flex manual
Fiat Cronos chega às 200 mil unidades
28/05/2024
Revisão antes de viajar- pneus
Vendas de pneus caem 10% no primeiro quadrimestre
04/06/2024
Certificado de vacinação para prova prática de direção

Carros de autoescola devem ter nova data de validade

Os veículos usados nas autoescolas não poderão ter mais de 20 anos. Pelo menos é o que diz o projeto de Lei aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça.

Segundo o texto, a idade máxima permitida para veículos da categoria A (motocicletas, motonetas, triciclos e ciclomotores) é de 8 anos.

Projeto proíbe autos com mais de 12 anos nas autoescolas

Para autos e veículos de até 8 lugares, o prazo é de 12 anos, enquanto para os destinados às categorias C, D e E (carga e de passageiros), o limite é 20 anos.

Agora, o texto segue para votação no Plenário. Caso aprovado, sem observações, irá à presidência da república para receber a sanção ou veto.

Como é a regra dos veículos de autoescola 

No Brasil, os carros utilizados por autoescolas tem regulamentações específicas em relação à sua idade máxima de uso, estabelecidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e estados.

Essas regulamentações podem variar de um estado para outro, mas geralmente, os veículos de autoescola devem ser substituídos após certo tempo de uso para garantir a segurança e a qualidade do aprendizado.

Em muitos estados, a idade máxima permitida para os carros de autoescola é de 5 anos a partir da data de fabricação do veículo. 

Leia mais: Saiba declarar seu veículo no IR

É importante que as autoescolas cumpram essas regulamentações para assegurar que os alunos estejam aprendendo a dirigir em veículos que estejam em boas condições mecânicas e de segurança.

Além disso, a substituição regular dos veículos ajuda a manter a frota atualizada com as tecnologias e características de segurança mais recentes, proporcionando uma experiência de aprendizado mais eficiente e segura.

Carro automático ou manual 

Nas autoescolas no Brasil, você encontrará tanto veículos com câmbio manual quanto veículos com câmbio automático. Essa diversidade atende às necessidades e preferências dos alunos, além de se alinhar às diferentes categorias de habilitação. 

Desde 2017, os candidatos à CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria B podem optar por fazer as aulas e o exame prático em um veículo com câmbio automático.

A habilitação obtida terá uma restrição, permitindo ao condutor dirigir apenas veículos automáticos. Essa opção é ideal para pessoas que preferem a simplicidade de operação dos carros automáticos ou que não têm intenção de dirigir carros manuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *