Qual é a melhor época para comprar um carro seminovo?

Dica: entenda como cuidar dos freios da forma certa
Dica: entenda como cuidar dos freios da forma certa
29/01/2025
O calor intenso deste verão tornou o ar-condicionado do carro indispensável
Verão escaldante: saiba evitar problemas com o ar-condicionado
04/02/2025
Nissan lança loja no Mercado Livre

Qual é a melhor época para comprar um seminovo

Qual é a melhor época para comprar um carro seminovo? A resposta talvez seja simples, mas não é tão fácil de se fazer.

A melhor época para comprar um veículo seminovo é no início de ano. Pois é nessa época que as concessionárias precisam renovar os estoques com modelos recém lançados.

Qual é a melhor época para comprar um carro seminovo?

Logo, e com isso, os modelos do ano anterior acabam sendo remarcados com valores mais acessíveis.

Além disso, janeiro e fevereiro são meses tradicionalmente de baixa para o setor de revenda de veículos, já que a renda familiar fica concentrada em despesas como férias, material escolar e IPTU, entre outros. 

De olhos nessas contas, as revendas acabam fazendo diversas promoções para atrair clientes. O Grupo Viamar, com 30 anos de tradição no mercado, promove uma série de ações.

Qual é a época certa para ter um seminovo?

“O nosso negócio surgiu como uma pequena loja de veículos usados. Hoje, também comercializamos carros zero quilômetro, mas os seminovos, sem dúvida, estão no core da nossa empresa. É um segmento que tem se fortalecido e se profissionalizado cada vez mais ao longo dos anos”, conta Carlos Gurgel, sócio diretor do Grupo Viamar.

O último ano foi positivo para os seminovos. A Fenauto (Federação dos Revendedores de Veículos Usados) divulgou neste mês o relatório referente às vendas de carros usados em 2024, registrando um novo recorde.

Foram comercializadas 15.777.594 de unidades, o melhor número da série histórica registrada desde 2011.

No acumulado do ano, as vendas em 2024 foram 9,2% maiores que em 2023. Entre os seminovos, de 0 a 3 anos, foram comercializadas 2.541.872 unidades.

O principal fator observado na escolha de um seminovo é a depreciação. Um bom parâmetro para auxiliar na pesquisa é a Tabela FIPE, base de dados que auxilia na avaliação de veículos automotores desde os anos 1990.

Atualizada e considera a média dos valores. Analisamos também outros fatores, como a nacionalidade, o tempo de fabricação, a quilometragem e o histórico de acidentes.

Um consultor experiente pode fazer toda a diferença na hora de decidir: “Comprando um seminovo​ você pode levar para casa um carro com cara de zero sem ser fortemente impactado pela desvalorização inicial. Lembrando que a qualidade do veículo é extremamente importante para que o cliente não tenha dor de cabeça depois, então vale a pena procurar concessionárias com tradição no mercado”, conclui Gurgel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *