Em principio, quem precisa colocar a placa Mercosul são os veículos novos emplacados a partir de janeiro deste ano. Eles passam a utilizar o novo modelo de identificação adotado nos automóveis que integram o Mercosul.
Nos modelos que utilizam a placa cinza a troca será feita quando o veículo for transferido para um outro proprietário, portanto, a troca não é obrigatória.
Em alguns casos o proprietário é obrigado a trocar a placa, sendo assim, mesmo não transferindo o veículo para outro dono. isso ocorre quando acontecer:
Mudança de categoria do veículo
Caso ocorra furto, extravio, roubo ou dano na placa, inclusive dano à tarjeta e rompimento do lacre da placa traseira padrão cinza
Mudança de município ou de Estado
O veículo reprovado em vistoria veicular nos procedimentos de transferência com observações sobre a placa e/ou lacre, como exemplo, a placa cinza não refletiva é obrigado a trocar pela nova placa
Necessidade de instalação de placa adicional traseira
A troca da placa cinza para o padrão Mercosul é permitida de maneira voluntária para veículos que não se enquadrem nas situações acima descritas, ou seja, é possível.
Esta regra vale a partir de 31 de janeiro de 2020, porém, o interessado em fazer a troca deve ficar atento para a obrigatoriedade de realizar a vistoria veicular, porque só assim é possível emitir o novo documento do veículo (CRV).
Entretanto, para fazer a troca, o proprietário deve pagar os custos de cada procedimento.
O proprietário pode continuar a circular com seu veículo de placa cinza até ele ser sucateado, sendo assim, em situação normal, não há necessidade de substituir para a placa do padrão Mercosul.
Semelhante ao que ocorria com a placa antiga, onde as diferentes categorias de veículos utilizavam placas com a cor do fundo diferente, a Mercosul também têm suas características.
A placa Mercosul mantém o fundo branco, porém, a cor da fonte é que diferencia os tipos de veículo, assim sendo:
Carros de passeio: Letras e números pretos
Letras e números vermelhos: carros comerciais e de empresas
Veículos oficiais: Letras e números azuis
Carros em teste: Letras e números verdes
Automóveis diplomáticos: Letras e números dourados
Veículos de colecionadores: Letras e números prateados
O Governo Federal não estabeleceu preço único para a nova placa, portanto, deixa seguir a livre concorrência.
Para saber o valor, o proprietário deve consultar o Detran de seu Estado e do Distrito Federal. Eles credenciaram empresas para estampar e vender a placa Mercosul.
Todos os estados brasileiros e o Distrito Federal estão aptos a emplacar veículos com o novo modelo da Placa de Identificação Veicular (PIV) no padrão Mercosul.
3 Comments
[…] Leia também: Quem precisa colocar a placa Mercosul […]
[…] Um friso cromado está acima da área esculpida que acomoda a placa de identificação tipo Mercosul. As lanternas são bipartidas, do lado esquerdo a inscrição Trailblazer e do lado direito a […]
[…] Leia também: Quem precisa colocar a placa Mercosul […]