Raro Fusca automático é destaque em exposição no interior de SP

Lancia Delta S4 Stradale
Pirelli recria P Zero em homenagem aos 40 anos do pneu
24/06/2025
Complexo Dream Car tem carros premiados em Águas de Lindóia
Complexo Dream Car tem carros premiados em Águas de Lindóia
30/06/2025
Raro Fusca automático é destaque em exposição no interior de SP

Raro Fusca automático é destaque em exposição no interior de SP

Para celebrar o Dia Mundial do Fusca, comemorado em 22 de junho, o Complexo Dream Car, em São Roque (SP), está exibindo raro Fusca automático como destaque. 

Ou seja, trata-se de um Volkswagen Fusca com câmbio automático original de fábrica, um dos apenas cinco conhecidos no país.

Portanto, fabricado em 1970 na Alemanha, o veículo pertence ao empresário Márcio Guerino, morador de Cotia (SP). O carro chama atenção pelo excelente estado de conservação.

Raro Fusca automático é destaque em exposição no interior de SP

A Volkswagen equipou o modelo na cor Azul Diamante com motor 1.500 refrigerado a ar, que entrega 52 cv de potência e 10,3 kgfm de torque. Importado recentemente do Peru, o carro passou apenas por uma repintura.

Ao contrário do que muitos imaginam, a VW não projetou o câmbio “automatic stick shift”, como foi chamado nos EUA, para fazer trocas.

Afinal, ele é uma adaptação da VW sobre a caixa manual, mas sem o pedal de embreagem.

Logo, o sistema utiliza um conversor de torque hidráulico que permite ao motorista engatar a marcha desejada e dirigir sem precisar trocá-la durante o trajeto.

VW com DSG de fábrica. Será?

Um solenóide aciona automaticamente a embreagem tradicional sempre que o motorista movimenta a alavanca. A VW ofereceu esse tipo de câmbio entre 1968 e 1976 em modelos como o Beetle e o Karmann Ghia, mas ele permaneceu bastante incomum no Brasil.

“Basicamente é um Fusca com caixa tradicional, mas com uma embreagem automática que oferece maior elasticidade. Diríamos que é o avô do sistema automatizado”, explica Márcio Guerino.

Itens de série exclusivos 

O modelo ainda traz elementos que o diferenciam do Fusca nacional fabricado no mesmo período.

A VW equipou o Fusca com vidros laterais e para-brisa maiores, rodas do tipo mexicano, retrovisor direito, pisca-alerta e bocal externo para abastecimento — itens que só incorporou mais tarde nas versões brasileiras.

O Fusca exposto faz parte do acervo do Dream Car Museum, que reúne 165 veículos antigos, entre nacionais e importados. 

Visite Complexo Dream Car de São Roque:

Fechado: segundas-feiras
Ingressos: R$ 39,90 (promocional durante a semana); R$ 88,99 (inteira final de semana) e R$ 42,99 (meia entrada final de semana)
Endereço: Estrada do Vinho, 7.901, bairro Canguera, São Roque, SP
Site: dreamcarmuseu.com.br
E-mail: contato@dreamcarmuseu.com.br
Instagram: @dreamcarsaoroque
Telefone/WhatsApp: (11) 3090-9147

Duas datas para o Fusca

O Fusca celebra duas datas comemorativas, algo raro entre os automóveis. O brasileiro Alexander Gromow sugeriu o Dia Mundial, celebrado em 22 de junho, para homenagear a assinatura do contrato de produção do modelo entre Ferdinand Porsche e a Associação da Indústria Automobilística Alemã, em 1934.

Já o Dia Nacional do Fusca é comemorado em 20 de janeiro, data em que a Volkswagen iniciou a produção do carro no Brasil, em 1959, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

A Volkswagen produziu mais de 3,1 milhões de unidades no Brasil até encerrar a linha definitivamente em 1996. No mundo, a marca vendeu mais de 21 milhões de unidades, consolidando o Fusca como um dos carros mais populares e carismáticos da história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *